Da franquia à autoria: Luciano Maciel lança marca própria

Há mais de 20 anos no ramo da beleza, sendo 12 deles como franqueado do Instituto L’Oréal, em Belo Horizonte, o empresário Luciano Maciel decidiu usar toda a sua experiência e conhecimento sobre o mercado da Capital para inaugurar um salão e instituto com o próprio nome: Salão L Maciel e Instituto L Maciel.
O espaço vai ocupar o mesmo ponto comercial no bairro de Lourdes (região Centro-Sul). A área de 360 metros quadrados deixará de ser um salão-escola e passará a separar as atividades, além de ampliar os serviços.
“O Instituto L’Oréal não está renovando os contratos de franquia e deu aos antigos franqueados a oportunidade de seguir no segmento com marca própria, e nós estamos passando por este processo. Assim, estamos separando as atividades do salão, dando mais privacidade às clientes, da parte de formação de profissionais, que ficará exclusivamente no segundo andar”, explica Maciel.
Além dos procedimentos capilares – corte, coloração, escova, entre outros – o Salão L Maciel estreará os serviços de manicure e pedicure. Já o Instituto, nesta primeira fase, oferecerá cursos técnicos em cabelo e maquiagem para quem ainda não tem experiência, com duração média de três semanas e aulas diárias. Para quem deseja se reciclar ou aprofundar conhecimentos específicos, serão oferecidos cursos de escova, coloração, mechas e cortes.
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A expectativa é que, rapidamente, o salão de beleza passe a oferecer serviços para o público masculino, estética facial e Dia da Noiva. Nessa fase de adaptação, foram investidos R$ 150 mil em novos equipamentos, adequação da infraestrutura para os novos serviços e renovação do mobiliário.
“Com a separação dos espaços, vamos poder oferecer mais serviços tanto no salão quanto no instituto. Queremos ajudar a formar uma mão de obra que anda escassa para um setor que cresce e se torna cada dia mais exigente. Nos últimos anos, acompanhamos o crescimento do nicho dos cabelos cacheados, por exemplo, e toda a complexidade do período de transição dos cabelos que, durante muitos anos, sofreram com o uso de produtos químicos. Agora está crescendo o nicho dos grisalhos. Muitas pessoas estão deixando de lado a coloração e apostando em tratamentos especializados para esse tipo de cabelo. Então, os profissionais precisam sempre conquistar novos conhecimentos”, destaca o empresário.
A formação de profissionais para o setor parece urgente, para atender a um crescimento acelerado. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), de janeiro a setembro de 2024, o setor de beleza ganhou cerca de 170 mil novos pequenos negócios, incluindo cabeleireiros, manicures, pedicures e lojas especializadas em cosméticos. Isso representa uma média de aproximadamente 700 novos estabelecimentos por dia, ou quase 30 por hora, entre microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).
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