Negócios

Samarco amplia representatividade em 2024

Programa completou três anos com bons números
Samarco amplia representatividade em 2024
Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão da Samarco completou três no último dia 28; empresa informa que investe em diversas ações afirmativas como o Programa Trainee para Operadoras de Equipamentos de Mina | Crédito: Reprodução Site Samarco

A representatividade dos grupos minorizados como gênero, raça, pessoas com deficiência e LGBTI+ evoluiu na Samarco em 2024 ante ao ano anterior e no último dia 28 de janeiro, o programa de Diversidade, Equidade e Inclusão da Samarco completou três anos.

De acordo com informações da empresa, atualmente, as mulheres representam 23,6% do total da sua força de trabalho, acima da média nacional para o setor (21%) e de 22,7% de mulheres em cargos de liderança — atuando em todas as áreas, da operação a diretoria. 

E a inclusão de pessoas com deficiência atingiu 5,8% de representatividade e, em 2024,a empresa teve a admissão da primeira liderança com deficiência. Houve crescimento da representatividade racial, pretos (as) e pardos (as) representam 58,5% da força de trabalho, sendo 35,6% em posições de liderança. Com relação às pessoas que se autodeclaram LGBTI+, elas representam 1,8% do total de empregados (as) e 2,3% das posições de liderança da empresa.

Para alcançar esses resultados e potencializar as iniciativas, a Samarco informa que investe em ações afirmativas como o Programa Trainee para Operadoras de Equipamentos de Mina, que, em abril de 2024, formou 25 mulheres da comunidade, sendo 68% pretas e pardas. E a grande maioria delas nunca havia pensado em atuar na mineração. “Agora nós podemos operar equipamentos sozinhas, uma experiência desafiadora, mas também incrível. Eu sempre quis trabalhar nessa função, era o meu sonho”, destaca a moradora de Mariana e uma das operadoras que participou da iniciativa, Gislaine Pereira.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Outras 16 mulheres concluíram as formações no Programa Supervisoras da Operação, em que foram capacitadas para atuar em áreas como mina, beneficiamento, automação, instrumentação, produção, manutenção e porto. Já o Programa Trainee Operacional, lançado em julho de 2024, teve como foco mulheres e pessoas com deficiência e capacitou 35 pessoas.

Ainda em 2024 foram contratados 40 profissionais com deficiência residentes das comunidades vizinhas para atuar, em sua maioria, na operação. Além disso, a empresa implementou diversas ações para apoiar a inclusão de empregados(as) com deficiência, como treinamentos, adaptação de infraestrutura física, periféricos inclusivos, análises ergonômicas, iniciativas tecnológicas e está revisando e aprimorando as práticas para garantir a acessibilidade.

A gerente-geral de desenvolvimento humano organizacional da empresa, Vera Lucia, afirma que houve evolução em 2024, mas que tem a consciência de que a jornada é longa e que ainda é necessário continuar investindo em ações estruturantes e na ampliação da consciência das pessoas.

“Cada ação contribui para o processo de transformação. Sabemos dos desafios e, entre eles, destaco a importância de nossas ações extrapolarem os muros das organizações. Avaliando o setor, externamente temos buscado contribuir para a estratégia do Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração) em ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), e internamente temos um amplo caminho com nossos fornecedores e empresas contratadas, para que, em parceria, consigamos evoluir juntos e juntas e atingir cada vez mais pessoas”, ressalta.

Além disso, a Samarco destaca que construir um ambiente saudável para todas as pessoas está diretamente associado ao combate de todos os tipos de assédio. Dessa forma, o programa está alinhado à política de Direitos Humanos, que, dentre outras ações, promove ações de desenvolvimento e conscientização, além de atuar com controle e ações para prevenção da violação dos direitos humanos. A empresa conta com canais de denúncia e ouvidoria, com atendimento humanizado, buscando garantir segurança psicológica.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas