Negócios

Santa Casa BH implanta Farmácia de Dose Unitária para a manipulação de medicações venosas

Sistema revolucionário tem potencial para transformar o atendimento na Pediatria
Santa Casa BH implanta Farmácia de Dose Unitária para a manipulação de medicações venosas
Fachada da Santa Casa BH | Foto: Marcus Coelho/GSCBH

Na sexta-feira, dia 1º de novembro, a Santa Casa BH, maior hospital do Brasil em número de internações, inaugurou a Farmácia de Dose Unitária – um sistema revolucionário voltado para a manipulação de medicações venosas, com potencial para transformar o atendimento na Pediatria.

No sistema de dose unitária, cada medicamento é preparado e entregue em doses individuais, prontas para a administração direta ao paciente. A gerente da Farmacotécnica, Farmácia Clínica e Agência Transfusional da Santa Casa BH, Melina Naves, explica: “No modelo de distribuição por dose unitária, o medicamento é preparado em um ambiente estéril e entregue ao setor em embalagens individuais e prontas para administração. Cada dose é rotulada com informações essenciais, como nome do paciente, nome do medicamento, dosagem, posologia, data de preparo e validade, garantindo a segurança do processo”. Esse método permite um controle rigoroso e rastreabilidade do medicamento desde a preparação até a administração.

Durante o projeto-piloto, que abrangeu 10 leitos de pediatria e o atendimento a 45 pacientes, os resultados foram expressivos: dos 870 frascos de antibióticos venosos prescritos, apenas 270 foram utilizados, representando uma redução de quase 70%. “Essa economia foi possível pelo fato de as doses pediátricas serem pequenas, pelo aproveitamento do overfill dos frascos e à manipulação ser feita em capelas de fluxo laminar, que proporcionam um ambiente controlado e estéril, minimizando o risco de contaminação dos medicamentos, o que permite que um único frasco possa atender a vários pacientes”, explica Melina Naves.

Segurança, eficiência e economia

O sistema de dose unitária proporciona benefícios significativos, integrando segurança, eficiência e economia para a instituição e seus pacientes. Com as medicações preparadas prontas para uso, a equipe de enfermagem pode dedicar mais tempo ao cuidado direto ao paciente, elevando a qualidade do atendimento e o acolhimento. Além de reduzir os riscos de contaminação e erros de administração, o sistema otimiza os recursos, permitindo que o hospital amplie seu atendimento com o mesmo padrão de excelência e controle de custos.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas