Santa Cruz Acabamentos inaugura loja em Lagoa Santa e planeja ampliação também no ambiente digital

A mineira Santa Cruz Acabamentos inaugura, nesta quarta-feira (21), uma unidade em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Esta será a segunda loja física da marca e dá início a uma nova etapa no processo de expansão da empresa. A varejista planeja ampliar em 20% o faturamento anual, que, atualmente, é de aproximadamente R$ 200 milhões.
A abertura da loja representa um importante avanço estratégico no fortalecimento da Santa Cruz Acabamentos na região. Atualmente, a empresa possui uma unidade em Belo Horizonte e um Centro de Distribuição (CD), que também opera como outlet, em Contagem, na Grande BH.
A CEO da Santa Cruz Acabamentos, Letícia Rezende, informa que a empresa já está avaliando novos pontos em cidades da região metropolitana e também no interior de Minas Gerais. No entanto, ela afirma que, muito provavelmente, a loja de Lagoa Santa será a única inauguração em 2025.
De acordo com a empresária, o foco da varejista especializada em revestimentos, louças, metais e soluções para acabamento está em municípios em um raio de até 150 quilômetros (Km) de distância da capital mineira. Ela explica que essa decisão é motivada pelo fator de eficiência logística.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Expansão da Santa Cruz nos canais digitais
Além da inauguração da loja em Lagoa Santa, que marca o início de uma fase de expansão, a Santa Cruz Acabamentos também está investindo na ampliação da presença digital e na qualificação da experiência do cliente em todos os canais. Inclusive, Letícia Rezende afirma que a empresa deverá lançar seu e-commerce nos próximos dois meses, além de marcar presença em algumas plataformas de marketplace.
Porém, ela pontua que os clientes da marca gostam de usar os cinco sentidos durante o momento da compra. “As pessoas costumam fazer uma ou duas reformas na vida inteira. Portanto, para fazer uma compra de longo prazo, a presença física da loja ainda é bem importante”, esclarece.

Dessa forma, a empresa mineira planeja colocar em prática uma estratégia omnichannel, mesclando os canais de venda físico e digital da marca. Essa iniciativa permite que uma compra possa ser iniciada pelo site ou pelo WhatsApp e concluída na loja.
Além da expansão nos diferentes canais de venda, Letícia Rezende relata que outro grande objetivo da empresa é alcançar maior eficiência operacional, sistêmica, tributária e de atendimento. “O nosso objetivo também inclui fortalecer a cultura da empresa de ser uma excelente empresa para trabalhar, além de implementar a inteligência artificial (IA) em nossas operações”, diz.
Nova loja em Lagoa Santa
A nova operação está localizada na avenida Prefeito João Daher, 1213, no bairro Lundcéia. A cidade de Lagoa Santa foi escolhida por sua posição de destaque como um dos principais municípios do Vetor Norte da Grande BH. Além disso, ela concentra empreendimentos residenciais e comerciais de alto padrão, mas ainda não conta com lojas de acabamentos do porte da marca Santa Cruz.
O objetivo da empresa mineira é preencher essa lacuna no mercado local e posicionar a nova unidade como referência na região. O foco da nova operação estará tanto no consumidor final quanto em profissionais como arquitetos, engenheiros e designers.

Segundo Letícia Rezende, a cidade é uma das maiores consumidoras de porcelana e porcelanato da RMBH, e o potencial é de crescimento, uma vez que reúne 58 empreendimentos imobiliários, 4,6 mil lotes e 2,5 mil obras autorizadas para este ano. “Isso traz para nós uma grande projeção de vendas e de consumo de acabamento”, completa.
No espaço, o público terá acesso a um mix de aproximadamente 8 mil itens de marcas nacionais e internacionais, incluindo pisos, porcelanatos, revestimentos, tintas, metais, louças, acessórios para banheiros e cozinhas, iluminação, portas, janelas e pastilhas. Estes produtos também estarão disponíveis no e-commerce da empresa.
Espaço de relacionamento e de tendências
A loja surge com a proposta de ser mais que um ponto de venda, mas também um espaço de relacionamento e de apresentação de tendências. O imóvel contará com ambientes planejados, curadoria de produtos de alta qualidade e atendimento técnico especializado.
Para Letícia Rezende, a chegada da varejista a Lagoa Santa representa tanto a ampliação física da marca quanto a extensão de um modelo de negócios que valoriza a curadoria, a excelência no atendimento e o relacionamento com o cliente.
A unidade também reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento local e a geração de oportunidades. Essa segunda loja promete mobilizar a mão de obra da própria região, valorizar parcerias com fornecedores locais e seguir os mesmos padrões de sustentabilidade e responsabilidade que pautam a atuação da marca na Capital.
“É uma grande alegria expandir a presença da Santa Cruz para Lagoa Santa. Estamos levando nosso modelo de loja para um novo território, mantendo o mesmo padrão de excelência e relacionamento próximo com clientes e profissionais do setor”, afirma.
Ouça a rádio de Minas