Santíssimo vai inaugurar parque aquático
Ainda que pese sobre a cadeia produtiva do turismo um passivo gigante, fruto de dois anos de severa crise desencadeada pela pandemia, no início de 2020, o setor vem se mostrando resiliente e capaz de se adaptar aos novos hábitos e exigências dos consumidores. Pronto para dar início às obras que dobrariam a capacidade de atendimento e implantariam um parque aquático, no primeiro trimestre daquele ano, o Santíssimo Resort, em Tiradentes, ajustou os planos, manteve uma gestão firme e, agora, entrega a primeira fase aos hóspedes.
De acordo com o sócio-fundador do Santíssimo, Marcus Barbosa, nada foi fácil, mas o novo restaurante já foi entregue e ainda neste mês serão as piscinas. Os seis blocos de apartamentos, que elevarão o número de unidades de 56 para 116, estão previstos para um prazo de 18 meses. O investimento total estimado entre R$ 12 milhões e R$ 15 milhões deve sofrer, ao fim, um aumento de cerca de 20% devido à inflação e à quebra das cadeias globais de suprimentos.
“Foi preciso muita organização e planejamento para enfrentar esse período. Tivemos que reduzir a equipe, trabalhando com menos gente e de um jeito mais eficiente. Nos últimos meses ainda sofremos muito com as chuvas, mas conseguimos cumprir os prazos”, comemora Barbosa.
O objetivo do hotel é atender ainda melhor o público formado pelas famílias. Aprovado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o projeto prevê um parque aquático com espaço kids, rio lento e praia de areia. Com 75 mil metros quadrados, o espaço oferece piscina com espelho d’água de 360°, playground, sauna, ofurô, academia, fitness center com piscina aquecida, sala de leitura, sala de massagem e home-cine.
“A ampliação do resort confirmou a tendência muito forte de crescimento do público familiar, com crianças. Na pandemia o que segurou foi esse público. O nosso projeto já tinha essa identificação. Tiradentes é uma cidade muito segura. As crianças podem ficar soltas nas praças. O trânsito é tranquilo pela própria configuração da cidade. Existem vários passeios para a Serra de São José, com trilhas e cachoeiras. É um destino perfeito para diferentes perfis”, pontua.

Enquanto o Santíssimo se prepara para o aumento de fluxo de turistas de lazer, investindo na qualificação dos colaboradores, a cidade colonial do Campo das Vertentes também se esmera para manter o título de “Cidade Segura” e cria novos eventos para manter o nível médio de ocupação sem grandes oscilações durante o ano. Um dos projetos que já começou a mostrar resultados é o “Natal Luz”, que acontece do fim de novembro até o fim de dezembro.
“Antes tínhamos uma queda muito grande de ocupação no fim de ano e meses de verão. O Natal Luz, ano passado, já mostrou um bom aumento na ocupação. Em janeiro temos a tradicional Mostra de Cinema que enche a cidade. Agora buscamos um evento para fevereiro. Isso é muito importante para dar sustentabilidade ao setor. Tiradentes tem cerca de 10 mil habitantes e cerca de 30% são de pessoas que têm uma segunda casa aqui não são moradores efetivos. Por isso temos que buscar mão de obra nas cidades vizinhas e trabalhar muito na formação. No Santíssimo já conseguimos fazer essa formação antes do colaborador assumir a função e isso é determinante para garantir a qualidade dos nossos serviços”, avalia o empresário.
A digitalização foi outro passo importante ao longo da pandemia. O esforço é trabalhar todas as mídias digitais para garantir principalmente a recompra do destino pelos clientes que chegam por meio das OTAs.
“Por mais que anunciemos, não conseguimos fazer concorrência com elas. Alguns desses canais cobram comissões que chegam a 35%. Não é possível trabalhar com essas margens. O que tentamos é receber os hóspedes que vêm através deles e fazer com que venham direto pelo meu site da próxima vez. A recompra aqui é alta, temos clientes que compram quatro vezes por ano, incluindo períodos de alta. Então eu preciso fazer um trabalho excelente para que ele nos escolha novamente”, completa o sócio-fundador do Santíssimo.
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