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Sapatos infantis premium são foco de marca mineira de calçados

Miniatura lança a primeira loja física em Belo Horizonte e já estuda franquear a loja
Sapatos infantis premium são foco de marca mineira de calçados
Espaço de 40 m² foi projetado para proporcionar ao cliente uma “experiência de compra” | Crédito: Redner Dolabella

Depois de explodir no comércio on-line de sapatos infantis, a Miniatura, marca mineira de calçados, lança a sua primeira loja física no bairro de Lourdes, região Centro-Sul da Capital. Os sapatinhos, feitos em couro nobre e de fabricação artesanal própria, surgiram a partir das necessidades maternas da fundadora da Miniatura, Gabrielle Torres.

Lançada em 2021, a marca estava sendo pensada desde o ano anterior. A grife de sapatos infantis começou a ganhar forma após o nascimento de sua primeira filha, Manu, quando a empresária pensou em criar calçados com uma proposta atemporal, de alto padrão, que se poderia usar a qualquer hora e em diferentes ocasiões.

“A Manu era ainda bem pequena quando percebi que os calçados infantis, por incrível que pareça, não primam pelo conforto. É tudo muito parecido, com muito plástico, muito brilho e quase descartáveis. Falta design, capricho e conforto. Queria algo que tivesse estilo, remetesse às coisas que eu usei quando criança, com uma elegância infantil, não copiada dos adultos. E foi assim que surgiu a Miniatura. O que eu faço para todas as crianças é o que faço para as minhas filhas, que agora tenho duas. Nenhum modelo é aprovado sem que as minhas filhas usem”, explica Gabrielle Torres.

A abertura do primeiro ponto físico é uma resposta aos muitos pedidos dos clientes e também uma oportunidade de conversar ainda mais de perto com os consumidores – pais e crianças. Enquanto nas redes sociais o contato é com os adultos, que elogiam, dão sugestões e mandam fotos dos pequenos usando os calçados, a loja abre a chance de falar diretamente com os maiores interessados: as crianças.

O espaço de 40 metros quadrados foi projetado não só para que elas experimentem os calçados, mas para que também se divirtam em uma piscina de bolinhas e expositores em formato de roda gigante e escorregador. A operação será também o piloto para um futuro plano de franqueamento da marca a partir de 2024.

“Criamos essa loja conceito para conversar. Já no on-line recebemos muito retorno, muitas fotos, mas é incrível fazer isso olho no olho. Recebemos muitos pedidos para abrir lojas em outros lugares, mas temos que estudar e trabalhar sobre esse modelo. O franchising é o caminho mais viável, mas precisamos ainda testar e validar a loja. Um formato para shopping também está nos nossos planos, mas tudo feito com calma e com o cuidado, que é a nossa característica. Hoje, trabalhamos com atacado. Estamos em várias multimarcas. A nossa produção é muito artesanal, cada calçado é feito um a um. Então precisamos ir com calma para fazer uma expansão responsável e que seja boa para a Miniatura e para os nossos futuros parceiros”.

Para calçados ideais, sapatos infantis exigem mão de obra rara

Para realizar o plano de expandir a marca de calçados para crianças, a empresária enfrenta um desafio comum a praticamente todos os setores da economia: a falta de mão de obra especializada. Como os sapatos infantis da Miniatura são feitos praticamente à mão, profissionais experientes são raros no mercado. Atualmente, são cerca de 35 modelos de calçados, que vão do número 15 até o 32.

“Trabalho no sistema de facção, mas com exclusividade. Cada colaborador trabalha apenas para a Miniatura. A nossa vontade é, com a expansão em andamento, centralizar essa produção em uma fábrica exclusiva da Miniatura. Mas uma grande dificuldade é justamente essa mão de obra. Os jovens não querem ser sapateiros ou costureiras. Trabalho o tempo todo recrutando e treinando talentos, mas isso não é nada fácil”, lamenta a executiva.

E mesmo enfrentando dificuldades comuns ao mercado, a Miniatura segue projetando o futuro com novos lançamentos que irão além dos sapatos infantis. No forno está a primeira coleção “Mãe e filha”, a pedido da Manu, que quer que os calçados da mamãe sejam mais parecidos com os dela. E para evitar ciúmes, os papais também serão contemplados com itens exclusivos em um lançamento que ainda está sob sigilo e que deverá acontecer também no ano que vem.

“Esse é um momento especial em que deixei minhas outras atividades profissionais para me dedicar exclusivamente à Miniatura. Criamos produtos para resgatar histórias, criar memórias. São calçados feitos para durar, passar de uma criança para outra. Sempre tive vontade de empreender e a maternidade me deu coragem. Por meio dos sapatos infantis quero que todas as crianças sintam o mesmo carinho que tenho pelas minhas filhas”, completa a fundadora da Miniatura.

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