Bar Saruê Castelo encerra as operações em dezembro
O bar Saruê irá encerrar as operações no estabelecimento localizado no bairro Castelo, na região da Pampulha. A unidade será fechada no dia 7 de dezembro, após oito anos na região. O motivo do fechamento está relacionado aos custos altos e demais questões envolvendo as finanças do empreendimento.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, os administradores do Saruê Castelo ressaltam os esforços feitos para manter o bar funcionando, incluindo renegociações de dívidas acumuladas. Eles destacam que o encerramento das operações na avenida Altamiro Avelino Soares, nº 1021, visa contribuir para a manutenção da unidade localizada no Centro de Belo Horizonte.
“Agora, com responsabilidade e respeito, precisamos encerrar este ciclo para preservar o que podemos manter vivo: o Saruê Baixo Centro e novos eventos sazonais, para um dia voltar a ocupar a rua”.
A nota ainda destaca a vocação do espaço para o trabalho coletivo e para a resistência. O bar funcionava como uma “casa de cultura”, onde os artistas eram valorizados e respeitados nos mais de 2 mil shows realizados no local.

Ao longo do período de funcionamento, o Saruê Castelo destinou cerca de 20% do faturamento para a cultura. “Um compromisso que sempre fez parte dos nossos valores como empresa”, afirma.
Seguindo essa visão, o estabelecimento ressalta que a receita gerada nas operações até o encerramento será destinada ao pagamento de artistas e fornecedores que estiveram ao lado do Saruê ao longo desses oito anos de história. “É a forma mais justa de honrar quem manteve este palco aceso, mesmo nos dias mais difíceis”, completa.
Ouça a rádio de Minas