Sebrae destaca recorde de abertura de empresas em ato pela democracia
O presidente do Sebrae, Décio Lima, participou nesta quinta-feira (8), do ato de defesa à democracia realizado pelo governo federal, no Palácio do Planalto. Durante o evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou o momento econômico favorável do País.
“A gente vive a menor inflação acumulada dos últimos quatro anos da nossa história. Parece impossível, mas nós conseguimos esse feito. É a menor inflação acumulada em quatro anos desde o Plano Real e é o maior aumento da massa salarial desde o início da pesquisa”, apontou Lula.
“Todas as previsões pessimistas, que as coisas não iam dar certo no Brasil, foram derrotadas. E quem estiver apostando outra vez no negativismo vai perder outra vez”, completou.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, comentou como o bom momento econômico também é visto nos pequenos negócios. “Batemos o recorde de abertura de empresas em 2025, sendo a grande maioria MEI e microempresas. Com mais acesso a crédito, com o Programa Acredita, a expectativa é a melhor possível para 2026”, avalia.
Além disso, de janeiro a novembro de 2025, mais de 1,3 milhão de pessoas foram contratadas com carteira assinada pelas micro e pequenas empresas brasileiras (MPEs), é o que mostra o levantamento do Sebrae com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Isso significa que sete a cada 10 vagas de trabalho formal geradas no período estavam nos pequenos negócios.
Durante o evento desta quinta, em Brasília, o presidente Lula vetou integramente, o Projeto de Lei nº 2.162 de 2023, conhecido como PL da Dosimetria, que promovia a redução de penas dos condenados por crimes contra o Estado Democrático de Direito. Com o veto, o projeto volta para o Congresso Nacional. (Com informações da Agência Sebrae de Notícias)
Ouça a rádio de Minas