Sebrae discute gestão de negócios no Prepara Gastronomia

Para orientar e capacitar os empreendedores do setor de gastronomia mineiros em temáticas importantes no dia a dia, o Sebrae Minas realizou nos dias 12 e 13 de maio o Prepara Gastronomia: Inovação e Negócios. O evento, além de uma série de oficinas, também ofereceu consultorias individuais e uma rodada de negócios na sede da instituição na região Oeste de Belo Horizonte.
Ao longo da programação, os visitantes ouviram palestras e participaram de debates sobre gestão, finanças, inovação, marketing, vendas e redes sociais, entre outros temas. Com foco em soluções práticas e estratégicas, as atividades foram distribuídas em seis espaços simultâneos de conteúdo: Arena do Conhecimento, Arena Cozinha ao Vivo, Arena Turismo Gastronômico, Arena do Queijo Minas Artesanal, Arena Inovação e Arena Negócios.
De acordo com o analista do Sebrae Minas, Renato Lana, o Prepara Gastronomia é uma oportunidade de qualificar os pequenos empreendedores do setor, apresentando boas práticas aplicadas ao dia a dia dos pequenos negócios.
“Uma das temáticas importantes do Prepara é o turismo gastronômico, que é, justamente, para reconhecer, valorizar e trazer as melhores práticas de projetos que temos. E um dos pontos fundamentais é a valorização da identidade, dos saberes, da cultura, do design e como a gente transforma isso em produto turístico gerando renda e, principalmente, preservando esses saberes”, explica Lana.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Minas Gerais conta atualmente com mais de 174 mil pequenos negócios no segmento de alimentação fora do lar, como bares, restaurantes e lanchonetes, sendo que cerca de 60 mil deles são microempresas ou empresas de pequeno porte.
Na Rodada de Negócios foi a vez de bares, restaurantes, padarias, lanchonetes e negócios similares mineiros se encontrarem com grandes fornecedores de insumos, equipamentos e soluções digitais. Foram disponibilizadas 200 vagas para microempreendedores individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas (MPEs) do segmento da alimentação. E, entre os mais de 30 fornecedores convidados, estiveram empresas de equipamentos, tecnologia e soluções inteligentes, insumos, embalagens, finanças, delivery e marketing.
Nos últimos três anos, foram mais de R$ 15 milhões em negócios gerados e cerca de mil agendas comerciais realizadas no espaço que oferece um ambiente propício para pequenos negócios estabelecerem contato direto com grandes fornecedores. Dessa forma é possível negociar preços mais vantajosos, conhecer as novidades do mercado, ampliar a rede de contatos e construir relacionamentos estratégicos.
Um dos participantes foi a marca “A Panela de Pedra”, de Ouro Preto (região Central). A família, que trabalha com utensílios de pedra há mais de 80 anos, está presente em alguns dos marketplaces mais importantes do mundo com essa marca, além de vender on-line direto para o público final e abastecer multimarcas em Belo Horizonte e em outras cidades do País.
“Estamos há 80 anos no mercado com a marca São José e, mais recentemente, com ‘A Panela de Pedra’. O Prepara Gastronomia é uma oportunidade de apresentarmos a marca para novos consumidores e parceiros, aprender com especialistas em negócios e entrar em contato com fornecedores que de outra forma seria bem mais difícil”, pontua o diretor de A Panela de Pedra, Ramon Rodrigues.
Quem não pode estar no evento, pode buscar no Sebrae Minas informações e consultorias especializadas em gastronomia. O Prepara Gastronomia – Gestão Integrada é um programa que oferece consultorias individuais nas empresas com especialistas em processos de gestão para o segmento de alimentação. A iniciativa auxilia as micro e pequenas empresas que buscam melhorias nas áreas de gestão financeira, operação e estratégias comerciais.
“Criamos uma coleção com muito carinho e cuidado e quem não puder acompanhar ao evento pode acessar as redes sociais do Sebrae Minas e também o Sebrae Play que tem um conteúdo riquíssimo de tudo que a gente traz aqui”, ensina o analista do Sebrae Minas.
Ouça a rádio de Minas