Sebrae discute gestão de negócios no Prepara Gastronomia

Para orientar e capacitar os empreendedores do setor de gastronomia mineiros em temáticas importantes no dia a dia, o Sebrae Minas realizou nos dias 12 e 13 de maio o Prepara Gastronomia: Inovação e Negócios. O evento, além de uma série de oficinas, também ofereceu consultorias individuais e uma rodada de negócios na sede da instituição na região Oeste de Belo Horizonte.
Ao longo da programação, os visitantes ouviram palestras e participaram de debates sobre gestão, finanças, inovação, marketing, vendas e redes sociais, entre outros temas. Com foco em soluções práticas e estratégicas, as atividades foram distribuídas em seis espaços simultâneos de conteúdo: Arena do Conhecimento, Arena Cozinha ao Vivo, Arena Turismo Gastronômico, Arena do Queijo Minas Artesanal, Arena Inovação e Arena Negócios.
De acordo com o analista do Sebrae Minas, Renato Lana, o Prepara Gastronomia é uma oportunidade de qualificar os pequenos empreendedores do setor, apresentando boas práticas aplicadas ao dia a dia dos pequenos negócios.
“Uma das temáticas importantes do Prepara é o turismo gastronômico, que é, justamente, para reconhecer, valorizar e trazer as melhores práticas de projetos que temos. E um dos pontos fundamentais é a valorização da identidade, dos saberes, da cultura, do design e como a gente transforma isso em produto turístico gerando renda e, principalmente, preservando esses saberes”, explica Lana.
Minas Gerais conta atualmente com mais de 174 mil pequenos negócios no segmento de alimentação fora do lar, como bares, restaurantes e lanchonetes, sendo que cerca de 60 mil deles são microempresas ou empresas de pequeno porte.
Na Rodada de Negócios foi a vez de bares, restaurantes, padarias, lanchonetes e negócios similares mineiros se encontrarem com grandes fornecedores de insumos, equipamentos e soluções digitais. Foram disponibilizadas 200 vagas para microempreendedores individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas (MPEs) do segmento da alimentação. E, entre os mais de 30 fornecedores convidados, estiveram empresas de equipamentos, tecnologia e soluções inteligentes, insumos, embalagens, finanças, delivery e marketing.
Nos últimos três anos, foram mais de R$ 15 milhões em negócios gerados e cerca de mil agendas comerciais realizadas no espaço que oferece um ambiente propício para pequenos negócios estabelecerem contato direto com grandes fornecedores. Dessa forma é possível negociar preços mais vantajosos, conhecer as novidades do mercado, ampliar a rede de contatos e construir relacionamentos estratégicos.
Um dos participantes foi a marca “A Panela de Pedra”, de Ouro Preto (região Central). A família, que trabalha com utensílios de pedra há mais de 80 anos, está presente em alguns dos marketplaces mais importantes do mundo com essa marca, além de vender on-line direto para o público final e abastecer multimarcas em Belo Horizonte e em outras cidades do País.
“Estamos há 80 anos no mercado com a marca São José e, mais recentemente, com ‘A Panela de Pedra’. O Prepara Gastronomia é uma oportunidade de apresentarmos a marca para novos consumidores e parceiros, aprender com especialistas em negócios e entrar em contato com fornecedores que de outra forma seria bem mais difícil”, pontua o diretor de A Panela de Pedra, Ramon Rodrigues.
Quem não pode estar no evento, pode buscar no Sebrae Minas informações e consultorias especializadas em gastronomia. O Prepara Gastronomia – Gestão Integrada é um programa que oferece consultorias individuais nas empresas com especialistas em processos de gestão para o segmento de alimentação. A iniciativa auxilia as micro e pequenas empresas que buscam melhorias nas áreas de gestão financeira, operação e estratégias comerciais.
“Criamos uma coleção com muito carinho e cuidado e quem não puder acompanhar ao evento pode acessar as redes sociais do Sebrae Minas e também o Sebrae Play que tem um conteúdo riquíssimo de tudo que a gente traz aqui”, ensina o analista do Sebrae Minas.
Ouça a rádio de Minas