Negócios

Sebrae Minas celebra 53 anos impulsionando trajetórias empreendedoras de sucesso

Empresárias Mazé Lima e Virgínia Câmara compartilham como a instituição foi decisiva em suas jornadas e na transformação dos seus negócios
Sebrae Minas celebra 53 anos impulsionando trajetórias empreendedoras de sucesso
Foto: Divulgação ASN

O Sebrae Minas comemora 53 anos de atuação e celebra os impactos gerados em cada empreendedor que contou com o apoio da instituição para transformar sonhos em negócios reais. Ao longo de mais de meio século, foram milhões de atendimentos, capacitações e ações transformadoras em todos os municípios do estado. Mas, mais do que números, o legado do Sebrae se revela em histórias reais de quem encontrou na instituição o suporte necessário para empreender com mais conhecimento e propósito.

As histórias de Maria José, da Mazé Doces, e de Virgínia Câmara, do Espaço Cultural Clube da Esquina, são retratos vivos desse propósito. Mais do que números, são pessoas, vidas e projetos de impacto social, cultural e econômico que se entrelaçam com a história do Sebrae Minas.

O sabor que virou marca registrada

Sua trajetória é uma inspiração. Saiu da zona rural aos 18 anos, conseguiu emprego como faxineira e, após retornar da licença maternidade, foi demitida. Com dois filhos pequenos, ela buscou incansavelmente um novo emprego, mas sem sucesso. Decidiu, então, fazer doces e vender na rua. Comprou leite, açúcar e amendoim, a prazo, e fez o doce de amendoim. Ganhou R$ 20,00 naquele dia, o suficiente para fazer uma compra para casa e pagar os ingredientes. Ela percebeu, então, que o doce poderia mudar o rumo da sua vida.

Ela conheceu o Sebrae enquanto trabalhava como faxineira. Um dia, lembrou que aquela instituição poderia ajudá-la. Foi ao orelhão e ligou no 0800, imaginando que a entidade a ajudaria com receitas de doce. A partir daí, no final da década de 1990, Mazé começou seu processo de entender o que é empreendedorismo e o que precisava para empreender.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“O Sebrae me deu direção quando eu não sabia o que era CNPJ ou plano de negócios. Sempre ligava para pedir ajuda, estudava os materiais que recebia em casa, buscava as novidades para me ajudar. Em 2004, fiz o Empretec e minha visão de gestão mudou. O Empretec foi a faculdade da minha vida. A partir dali, meu negócio foi pra frente”, relembra.

Desde o início da sua jornada até os dias de hoje, a empreendedora participa de programas, cursos e consultorias da instituição. A Mazé Doces também passou a integrar o Projeto Origem Minas e expandiu sua presença em feiras nacionais. Ganhou prêmios, abriu lojas, enfrentou dificuldades e se reinventou.

“Encontrei no Sebrae Minas não apenas apoio técnico, mas uma verdadeira parceria de vida. Uma vez uma empreendedora segurou na minha mão e falou: ‘Eu queria que o Sebrae fizesse comigo igual fez com você, que segurasse a minha mão e me levasse’. E eu falei: ‘Não, você está enganada. Eu segurei na mão do Sebrae e segui. Hoje, tenho orgulho de dizer que o Sebrae não é só meu parceiro, é meu cliente: dou palestras para a instituição em todo o Brasil”, conta emocionada.

Lá em 1999, quando ninguém deu outra oportunidade para a Mazé, ela fez uma promessa de que iria criar um negócio e empregaria outras pessoas. Hoje, a Mazé Doces emprega 26 pessoas, entre loja, escritório e fábrica, e vende para todo o Brasil.

Quatro décadas de história


A empreendedora Virgínia Câmara, de 60 anos, soma quatro décadas de relacionamento com o Sebrae Minas. Hoje à frente da gestão do Espaço Cultural Clube da Esquina, um centro de referência musical, gastronômica e cultural em Belo Horizonte, ela é uma das muitas mulheres que, com coragem e espírito inovador, vêm moldando a economia criativa do estado.

Sua trajetória com o empreendedorismo começou cedo, ainda na faculdade. O vínculo com o Sebrae teve início na juventude, quando fazia trabalhos voluntários em entidades de classe. Ela relembra que se conectou com muita facilidade à instituição, pois já tinha um pouco do perfil empreendedor. “Precisava só lapidar. E, de certa forma, preciso até hoje”.

No restaurante e espaço cultural que lidera, a empreendedora emprega diretamente oito pessoas e chega a mobilizar até 17 profissionais em fins de semana. Ela acredita que conhecimento e estratégia são fundamentais para empreender com propósito, por isso, ela conta que tudo que o Sebrae oferecia, participava e, mesmo após tantos anos de estrada, ainda mantém o olhar atento às oportunidades.

“Participo de praticamente todos os projetos ofertados. Já fui em missões empresariais, fiz mentorias e, recentemente, me envolvi em projetos de aceleração comercial e do turismo com foco em resultados práticos. Cada curso e cada consultoria é uma chance de aprender e evoluir. O Sebrae me ajudou a enxergar possibilidades, entender lacunas e profissionalizar a operação do negócio. Eu digo que a instituição moldou minha personalidade como empreendedora e que faz parte da minha pós-graduação prática”, diz agradecida.

Graças a projetos como o “Acelera Check-in” e parcerias entre o Sebrae e a Belotur, Virgínia conseguiu transformar um antigo sonho — um roteiro turístico guiado, em uma jardineira vintage, com parada no Clube da Esquina — em um produto de sucesso, com lotação semanal e visibilidade ampliada.

A história de Virgínia reforça a missão do Sebrae Minas de transformar vidas por meio do empreendedorismo. “O Sebrae não só acredita nos empreendedores, como nos prepara para crescer com consistência. Mesmo com tantos anos de experiência, eu continuo aprendendo. Todo empreendedor precisa parar, nem que seja meia hora, para consumir os conteúdos do Sebrae. Tem muita coisa gratuita que dá para aprender. Inclusive, sempre repasso para a minha equipe. A gente nunca sabe tudo”, orienta.

53 anos transformando vidas

A história de Mazé e Virgínia representa milhares de empreendedores que contam com o apoio do Sebrae Minas para desenvolver suas empresas com sustentabilidade, inovação e competitividade, seja em projetos, programas e consultorias que vão desde o incentivo ao primeiro passo até a expansão dos negócios. Com presença em 100% dos municípios mineiros, o Sebrae Minas atua com foco no suporte empresarial, no desenvolvimento econômico e na educação empreendedora.

Ao longo das últimas décadas, o Sebrae Minas se consolidou como parceiro estratégico de quem empreende ou sonha em empreender, construindo com os mineiros uma trajetória feita de trabalho, conhecimento e transformação.

“Chegar aos 53 anos é uma marca que demonstra nosso compromisso e propósito em impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas. Estamos presentes nos momentos de decisão, nas viradas de chave, nos desafios e nas conquistas de milhares de empreendedores por todo o estado. Mazé e Virgínia são símbolos de como esse apoio impacta na vida delas e de seus funcionários, nos negócios e no desenvolvimento local”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Reportagem distribuída pela Agência Sebrae

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas