Sebrae Minas oferece programa para alavancar mercado editorial

O mercado editorial desempenha um papel estratégico na geração de empregos, na educação e no desenvolvimento econômico e social do País e do Estado. Em 2023, o setor registrou faturamento de R$ 4 bilhões, editou mais de 45 mil títulos, totalizando 320 milhões de exemplares, entre livros didáticos, obras gerais, religiosos, e científicos, técnicos e profissionais. O levantamento foi realizado pela Nielsen BookData, Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel).
Atualmente, existem mais de 1.900 pequenos negócios do setor em Minas Gerais. São diversos profissionais que movimentam esse mercado, entre escritores, editores, revisores, designers gráficos, diagramadores. A inovação e a tecnologia vêm transformando o segmento, possibilitando que as obras alcancem pessoas em todo o mundo, por meio do acesso digital. Contudo, o mercado editorial ainda enfrenta desafios e precisa se preparar, ainda mais, para essa jornada.
A analista do Sebrae Minas Nayara Bernardes destaca a capacidade do setor na promoção da cultura e da educação, sendo primordial para a disseminação de conhecimento, elevação da capacidade cultural e do grau de pertencimento das pessoas. “Livros educativos, científicos e literários são essenciais para o desenvolvimento intelectual da sociedade. Por isso, após diversas análises do mercado, o Sebrae entendeu que pode contribuir para destacar esses negócios. Criamos, então, o Curso de Formação de Editores de Livros, pois identificamos que o editor é o ponto-chave dentro do mercado editorial, em que desempenha um papel fundamental de intermediário entre o autor e o leitor”, explica.
O conteúdo do programa contempla ferramentas de gestão, aprimoramento de produtos, melhoria de competitividade e desenvolvimento de negócios de editores e escritores de livros independentes, abrangendo todo o estado de Minas Gerais.
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Nomes importantes do mercado editorial vão contribuir para a formação dos profissionais, a exemplo de Sandra Espilotro, editora da e-galáxia; Lizandra Magon de Almeida, sócia-diretora da Editora Jandaíra e da Colmeia Edições; Paulo Verano, editor-fundador da Edições Barbatana; Fábio Uehara, diretor editorial da Tocalivros e agente comercial de criadores de conteúdo da Tocacast; entre outros.
“O objetivo do curso é desenvolver aspectos técnicos e gerenciais, esclarecendo o completo funcionamento da cadeia editorial, abordando desde prospecção de obras originais à comercialização multiplataformas”, pontua Nayara Bernardes.
O curso conta com seis módulos, divididos em 27 encontros e quatro palestras. Os módulos vão abordar “Conhecimento do Mercado, Planejamento Estratégico e Precificação”, “Sustentabilidade Financeira para Pequenas Editoras e Gestão de Equipes”, “Projeto Editorial, Direitos Autorais e Construção do Catálogo Editorial”, “Produção Editorial; Edição, Preparação e Revisão de Texto, Design Gráfico e Planejamento e Controle Editorial”, “Ações de Marketing, Marketing Digital e Redes Sociais; Comercialização e Distribuição” e “Oportunidades, Novos Olhares e Inovação para o Mercado Editorial”.
O curso é uma parceria do Sebrae Minas com a Secult-MG e a Câmara Mineira do Livro e será ministrado pela Casa Educação.
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