Sebrae Minas vai ajudar a estruturar mercados municipais do interior

Em uma iniciativa inédita, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) está desenvolvendo projetos para melhoria e ampliação de mercados municipais Estado afora. Trata-se do “Nossos Mercados”, cujo objetivo é aprimorar o desempenho operacional e de gestão dos estabelecimentos e acontece em parceria com prefeituras, comerciantes e produtores rurais, em vistas da avaliação e implementação de um modelo de gestão para atender às necessidades específicas de cada município.
Participam do projeto os mercados municipais de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce; Divinópolis e Itapecerica, na região Centro-Oeste do Estado; Brasília de Minas, na região Norte; Patos de Minas, no Triângulo Mineiro, e Nepomuceno, no Sul do Estado.
O objetivo é transformar esses centros comerciais em espaços mais atrativos, ampliando o número de visitantes, as vendas, a satisfação dos clientes e a participação da comunidade, estimulando o desenvolvimento econômico local.
Segundo informações preliminares do Sebrae Minas, cada equipamento possui características únicas e estágios diferentes de desenvolvimento, tanto em termos de administração quanto de infraestrutura. Por isso, a entidade pretende, junto com as prefeituras e demais órgãos, identificar as necessidades específicas para a implementação de um plano estratégico de ação personalizado.
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O Mercado Municipal Silva Lucas, em Nepomuceno, é considerado o projeto-piloto. A inauguração está prevista ainda para este ano. O centro comercial conta com 12 pequenos negócios e já passou por todas as etapas de planejamento e ações do “Nossos Mercados”, que envolveu a participação efetiva da iniciativa privada e do poder público municipal.
Neste sentido, o Sebrae Minas, destaca que realizou um estudo técnico para construção de um modelo viável para o funcionamento, manutenção e operação, de acordo com os critérios estabelecidos pela governança do mercado. Também apoiou a criação de uma associação de comerciantes e produtores rurais locais. O próximo passo será oferecer capacitação para empreendimentos e tornar o local um dos pontos turísticos da cidade.
Mercados já em operação
Com exceção das cidades de Nepomuceno, Divinópolis e Itapecerica, os outros três mercados municipais participantes da iniciativa já estão em funcionamento. Entre eles, o Mercado Municipal de Governador Valadares. Com 30 lojistas, o centro comercial, que já possui um modelo de outorga, apresenta nesta quinta-feira (15/12), o rebranding da marca, com uma nova identidade visual padronizada para o espaço interno do mercado.
Em 2024, estão previstas a realização de várias ações do projeto Nosso Mercado, entre elas, o fortalecimento da governança e iniciativas voltadas para melhoria do funcionamento do mercado e capacitação em marketing e finanças dos empreendimentos locais.
Na prática, como vai funcionar o projeto “Nossos Mercados”?
- Primeiramente, será realizado um diagnóstico de cada mercado, identificando pontos fortes e áreas que precisam ser aprimoradas;
- Em seguida, será feita uma sensibilização dos principais stakeholders desses estabelecimentos para que possam relatar suas necessidades, dificuldades e expectativas sobre o funcionamento desses centros comerciais, bem como, serão realizadas visitas técnicas a mercados municipais de referência para que conheçam boas práticas e experiências bem-sucedidas;
- Com base nas informações coletadas, o Sebrae Minas vai elaborar um plano de ação personalizado para cada mercado municipal, considerando suas particularidades e necessidades específicas;
- Também haverá consultoria para a definição das diretrizes de operação para a elaboração de documentos necessários para a implementação do modelo de outorga sugerido, como a entrega do edital de licitação, termo de referência, permissão de uso, proposta de projeto executivo e relatório econômico-financeiro;
- Por fim, o “Nosso Mercado” propõe ainda a estruturação e/ou fortalecimento da governança local, por meio da criação de uma associação de comerciantes/permissionários ou entidade similar, com suas devidas funções e responsabilidades definidas por um estatuto social, termo de cooperação mútua, além de um regulamento de funcionamento do mercado.

O presidente do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, explica que o projeto surgiu neste ano somando força com as prefeituras dos municípios para ativar nos mercados municipais pelo Estado a importância desses espaços para a economia regional. “A iniciativa permite que a governança proponha e desenvolva ações de promoção, como a construção e gestão de uma marca que destaque a origem e tradição do município”, diz.
“Além disso, incentiva a busca de novas parcerias e investimentos para capacitar os donos desses estabelecimentos, melhorando a gestão dos negócios. Assim, o mercado estará apto a oferecer um atendimento diferenciado e de excelência aos visitantes, impulsionando toda a cadeia produtiva associada ao turismo e a agricultura familiar, fazendo com que a renda gire dentro do próprio município”, conclui.
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