Sebrae premia trabalho e dedicação de mulheres empreendedoras

A maior participação das mulheres no ambiente corporativo e especialmente em cargos de liderança é um movimento que vem crescendo em todo o mundo. O espírito empreendedor também faz parte do universo feminino e iniciativas de negócios de mulheres têm sido cada vez mais reconhecidas.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), por exemplo, acaba de premiar o trabalho e a dedicação de mulheres que vêm se destacando no comando de pequenos negócios mineiros.
Empreendedoras de Ipatinga (Vale do Aço), Belo Horizonte e Areado (Sul) saíram vencedoras do ouro estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022. Agora, as mineiras vão disputar a etapa regional da premiação e se vencerem vão concorrer à etapa nacional, que acontece em novembro, em Brasília.
A analista do Sebrae Minas, Jaqueline Lima, avalia que o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios dá a oportunidade de reconhecer histórias de sucessos de mulheres que fazem a diferença e são protagonistas de suas histórias.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Nosso objetivo é estimular o empreendedorismo feminino, contribuindo para valorizar e dar visibilidade ao trabalho das mulheres no comando dos negócios. E também destacar suas atitudes empreendedoras e seu papel transformador na sociedade”, justifica.
Mulheres agraciadas pelo Sebrae
Neste ano, na categoria “Pequenos Negócios”, o primeiro lugar ficou com Ana Luiza Alves Gomes, da empresa Jaleca, de Ipatinga. A empresa é do segmento de uniformes e jalecos diferenciados.
Já na categoria “MEI” (microempreendedora individual), a vencedora foi a belo-horizontina Marina Ulhôa Carvalho, da empresa Fusilli, espaço especializado em cabelos ondulados, cacheados e crespos.
E o destaque da categoria “Produtora Rural” ficou com Marisa Helena Oliveira Sousa Contreras, da Fazenda Capoeira Coffee, produtora de cafés especiais no Sul de Minas. Marisa Contreras já venceu a premiação em 2017 na etapa estadual e conquistou o segundo lugar na etapa Nacional.
Entre os critérios de avaliação da premiação estão assuntos relacionados à gestão do negócio nas áreas de marketing e vendas, atendimento ao cliente, finanças, inovação e estratégia.
Também foram avaliados os relatos das histórias das empreendedoras, considerando os desafios na trajetória para empreender, a participação ativa nos negócios, perseverança e superação. E ainda a preocupação com a preservação ambiental, lições aprendidas, além da contribuição para o desenvolvimento de outras empreendedoras da comunidade. O vídeo e a postura da candidata também foram considerados como importante ponto de atenção.
Finalmente, nesta edição, 192 empreendedoras se inscreveram na premiação em Minas Gerais. O prêmio é promovido pelo Sebrae e tem o objetivo de reconhecer e destacar histórias inspiradoras de empresas lideradas por mulheres que transformaram sonhos em negócios de sucesso, inspirando outras mulheres.
Ouça a rádio de Minas