Sebrae reforça relevância do mercado de brechós

Pandemia, busca por economia e aumento da consciência ambiental estimularam o mercado de reúso, ajudando na expansão do número de brechós. Somente em Belo Horizonte são mais de 600 estabelecimentos formais, segundo levantamento do Sebrae Minas com base em dados da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg).
Desse total, em torno de 400 empresas de pequeno porte do segmento iniciaram as atividades entre 2019 e 2022, uma delas foi a Soul Consciente, que conta com duas unidades na capital mineira. “Nosso planejamento é abrir mais duas lojas até o fim deste ano. O mercado está pronto para isso”, diz a proprietária Cláudia Benevenuto Brasil.
A primeira unidade no bairro Carmo, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, começou as atividades em maio de 2022. Há outra unidade no Falls Shopping, no bairro Santa Lúcia, na mesma região. O foco do empreendimento hoje é a moda feminina. “No começo, atuávamos também com os segmentos infantil e de casa. Só que a moda feminina começou a tomar uma grande proporção e optamos por seguir com ele”, revela.
A empresária é consumidora de brechós desde os 15 anos. “O público de brechó vem crescendo muito. Entretanto, há ainda alguns estigmas com relação ao uso de roupa usada. Só que trabalhamos com peças de qualidade com preços acessíveis. Há roupas com pouco uso que podem custar R$ 200, R$ 300, em um brechó, enquanto que na loja convencional, essas mesmas peças, dependendo da marca, chegam a mais de R$ 1 mil”, diz.
Cláudia Brasil diz que as redes sociais são fundamentais na divulgação das lojas da franquia originada em João Pessoa (PB). Somente no Instagram são quase 40 mil seguidores. Já a loja Muito Mais que Brechó tem no “boca a boca” a sua principal forma de conseguir mais clientes, segundo a proprietária Daniela Guimarães.
A empreendedora começou com uma loja on-line em 2016 e, desde 2019, tem uma unidade física, no Vila da Serra, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Ela explica que pretende ampliar o local, que já ficou pequeno para abrigar as peças. “Em uma viagem para Itaipava, no Rio, eu entrei em uma loja e demorei para entender que era de peças usadas. Gostei da proposta e pensei em montar uma”, diz.
Caravana
Ontem, as lojas Soul Consciente e Muito Mais que Brechó receberam a primeira caravana da Moda Brechó, que integra as ações do programa Integra Moda, desenvolvido pelo Sebrae Minas para firmar Minas Gerais como “Estado da Moda” e uma das principais rotas de comércio desse mercado no Brasil.
Estão previstas para este ano três caravanas com a participação de influenciadores digitais, jornalistas e formadores de opinião que irão visitar brechós da capital mineira, capacitados pelo projeto. As outras duas comitivas estão previstas para acontecer ainda no primeiro semestre deste ano, entre os meses de maio e junho.
A analista do Sebrae Minas, Raquel Canaan, explica que, em razão do crescimento do mercado de brechós, foi criado o Moda Brechó – anteriormente chamado de “Viver de Brechó” – que oferece capacitações em diversas áreas como gestão, finanças e marketing, além de incentivar a formalização. As empreendedoras também aprendem sobre estratégias de relacionamento com o cliente, marketing digital e técnicas de vendas. “Minha postura como empreendedora mudou depois do curso”, destaca a proprietária da Muito Mais que Brechó.
Para ela, apesar de Belo Horizonte contar com mais de 600 lojas e o Estado com cerca de 3 mil unidades, ainda há espaço para crescer. “A consciência da importância da moda circular está crescendo cada vez mais. Além disso, há empreendedores que acabam se especializando em determinados segmentos da moda, como infantil, feminino, masculino e há ainda aqueles que customizam as peças”, observa.
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