Seed finaliza a terceira etapa da seleção de startups

Quarenta startups seguem para a próxima fase do Seed Edição Especial. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), em conjunto com os parceiros que executam a rodada, finalizou, na última sexta-feira (16), a terceira etapa do processo de seleção de startups do programa.
Como previsto em edital, após a primeira etapa nos dois meses iniciais, os 59 projetos participantes foram avaliados e 40 ganharam o direito de completar a aceleração. O julgamento observou a performance das startups e analisou capacidades de execução, engajamento, desempenho técnico e do negócio e alinhamento dos participantes com o programa. Os projetos desclassificados podem apresentar recurso até o dia 23de julho.
Próximos passos – Conforme o superintendente de Inovação Tecnológica da Sede, Pedro Vaz, nesses dois primeiros meses de aceleração os participantes tiveram a oportunidade de se conectar a órgãos públicos e também de consumir e participar de conteúdos extremamente importantes para o desenvolvimento dos seus negócios.
“A fase inicial do programa é de extrema importância. Nesses dois primeiros meses de projeto, as 59 startups faturaram, em conjunto, mais de R$ 6 milhões, o que mostra a qualidade de todas as empresas que estavam presentes nesta edição do Seed”, comenta Vaz, garantindo que, daqui pra frente, as startups que ficam seguem com acesso a diversos conteúdos para apoiar seus desenvolvimentos, intensificando o contato das empresas com potenciais clientes e investidores, além do apoio de mentores do mercado para o desenvolvimento dos respectivos negócios.
Apoio – Aquelas startups que infelizmente não seguem no programa continuarão tendo acesso a alguns conteúdos compartilhados e contam, também, com os contatos da equipe para que possam apoiá-las da maneira que puderem.
“O Seed Edição Especial tem surpreendido diariamente. Viemos com uma proposta nova voltada para conexão, e o resultado tem sido incrível. Nossas startups estão em peso nos eventos e nas interações desses últimos dois meses. É, sem dúvida, um programa construído por muitas mãos, voltado para o desenvolvimento não somente das startups, mas também das pessoas. O resultado não poderia ser diferente”, observa a coordenadora do Seed e Head de Inovação Aberta no IEBT, Jéssica Rangel.
A lista de selecionados para a terceira etapa do Seed Edição Especial está disponível no site www.seed.mg.gov.br. (Agência Minas)
CDL/BH participa de programa internacional
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) finalizou mais uma parceria com o programa internacional ScaleUp In Brazil, uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), Israel Trade & Investment Brazil e Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), para aceleração e mentoria de startups israelenses que têm interesse em entrar no mercado brasileiro.
No fim de junho, o programa encerrou sua segunda edição, iniciada em fevereiro de 2020, com apresentação das startups participantes e suas perspectivas e soluções para o mercado nacional. A CDL/BH participou ativamente de diversas etapas do projeto.
A atuação da entidade foi desde a sessão de avaliação e seleção das startups até um painel de apresentação do ecossistema mineiro, mostrando aos interessados o potencial e os benefícios de se estabelecerem no Estado. Além da entidade, também participaram a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e o Órbi Conecta, aceleradora de projetos e conexões.
De acordo com o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, “a participação em eventos desta grandeza é fundamental para a economia da Capital, especialmente neste momento de retomada”. O dirigente acredita que o fomento da presença de startups israelenses em Belo Horizonte será essencial para gerar negócios e promover novas ações de investimentos e trabalhos na cidade.
Além da participação no programa, a CDL/BH irá apoiar o programa ScaleUP para intermediar conexões entre as startups participantes do programa e varejistas da Capital.
“É uma maravilhosa oportunidade de abrir o ecossistema local para startups e empresas israelenses. Enxergamos esta relação como uma importante ponte para conectar inovações internacionais ao mercado local. Contamos com a CDL/BH como grande parceira na promoção interna das conexões e, também, no apoio às atividades das startups israelenses”, pontua o cônsul chefe da Missão Econômica e Comercial de Israel em São Paulo, Itzhak Reich.
Ouça a rádio de Minas