Segmento B2C da Patrus Transportes avançou na pandemia
A pandemia acelerou de maneira expressiva o crescimento do e-commerce Business to Consumer (B2C) que envolve transações realizadas via internet entre empresas e consumidores. O modelo de negócio impactou diretamente os serviços prestados pelas transportadoras, que se movimentaram para acompanhar uma tendência que deve se manter.
Levantamento realizado pela Neotrust, empresa que monitora 85% do e-commerce brasileiro, revelou que as vendas pela internet tiveram alta de 27% no ano passado em relação a 2020. O resultado é recorde para o comércio on-line. Um contexto que teve reflexos na Patrus Transportes, com sede em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e mais de 85 unidades pelo País. Com quase 50 anos de história, a companhia, especializada no transporte de carga fracionada, está diversificando a atuação.
Em 2021, período crítico da crise epidemiológica, a participação do segmento B2C foi alçada a aproximadamente 25% da receita anual da companhia. Agora, com a mudança de hábito dos consumidores, a aposta é que essa proporção aumente a partir deste ano.
“Passado o ponto crítico da pandemia, quando havia muitas restrições de circulação, mantivemos essa projeção para 2022. Temos uma meta de crescimento para este ano de 10% em relação a 2021, não só no B2C, mas em todas as nossas atividades”, explicou o diretor de operações da Patrus Transportes, Silvio Cesar Pereira.
O executivo disse que uma das primeiras adaptações feitas para atender a alta demanda do B2C foi a instalação de um sorter (sistema de separação automática de pedidos) na matriz, em Contagem, em 2019. Agora, em 2022, a previsão é que outro equipamento seja instalado no terminal de Vitória (ES).
“O sorter aumenta a nossa capacidade operacional e traz mais agilidade na distribuição de cargas, principalmente com perfil B2C. Além disso, implantamos em nossas unidades um sistema de triagem de carga semiautomática. É um processo customizado de entregas de e-commerce com foco em eficiência e produtividade”, explica.
Perfil da frota
Outra mudança foi em relação às características dos veículos em operação. A empresa diversificou os tipos para a frota B2C, antes composta majoritariamente por Fiorinos e Vans. Já nos últimos anos foram incorporados carros particulares. A maior parte dos veículos B2C que operam pela Patrus é de Transportadores Autônomos de Carga (TAC). Atualmente são 2.131 profissionais trabalhando nessa categoria.
Para se ter ideia da abrangência da operação, a Patrus Transportes atende 3.100 municípios e distritos, coletando mercadorias em 10 estados nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Hoje as entregas no segmento B2C já ocorrem nos estados de Minas Gerais, Sergipe, Espírito Santo, Bahia e também no interior de São Paulo.
Westwing Brasil inaugura hub em Belo Horizonte
Para seguir dando ênfase à estratégia de expansão, a Westwing Brasil inaugura seu 4º hub de logística da companhia em um novo estado, agora em Minas Gerais, na capital Belo Horizonte. Com o objetivo de aprimorar a qualidade do serviço ao levar para os clientes uma melhor experiência de entrega com prazos mais curtos, a empresa vem investindo em sua malha própria de last-mile, chamada de Westlog. A abertura do hub em Belo Horizonte endossa a expansão da companhia que abrirá também a primeira loja física na capital mineira até o final deste semestre.
Com a expansão da Westlog e outras iniciativas, no quarto trimestre de 2021 a Westwing Brasil reduziu em mais de seis dias o prazo total de entregas comparado com o mesmo trimestre do ano anterior. Além disso, a malha própria viabilizou também o next-day delivery (entrega no dia seguinte), iniciado em 2021 e que já corresponde a 64% dos pedidos do Westwing Now feitos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A inauguração do hub de logística em Brasília (DF) em novembro de 2021 contribuiu para a redução de aproximadamente dois dias e meio no prazo de entrega prometido para a região.
De acordo com o COO da Westwing, Eduardo Oliveira, ter uma operação própria traz algumas vantagens importantes, entre elas melhorar a experiência dos clientes da marca ao encurtar seus prazos de entrega e de devolução e reduzir o nível de avarias de transporte. “A Westlog é 70% mais rápida do que as transportadoras parceiras e nos possibilita realizar o next-day delivery nas principais cidades. A nossa malha própria também nos dá mais controle e estabilidade operacional, gerando uma maior pontualidade de entregas mesmo em períodos de pico como a Black Friday e outras datas comemorativas. Isso possibilitou que chegássemos a um nível de 98% de pedidos entregues no prazo mesmo durante o final do ano, época que historicamente é mais desafiadora para a logística por conta do alto volume. A Westlog também traz outros benefícios importantes como a redução de custos de frete para nós e para os clientes e a realização do abastecimento de produtos das nossas lojas físicas”, argumenta.
Com a malha logística atual, a Westlog tem potencial para chegar a 55% das entregas totais da companhia nos próximos meses. “Ou seja, de tudo que expedimos do nosso CD Jundiaí, cerca de 55% será entregue através da nossa malha própria na Grande São Paulo, região metropolitana de Campinas, Rio de Janeiro, Niterói, Brasília e, agora, também em Belo Horizonte”, finaliza Oliveira.
O hub logístico no Estado de Minas Gerais é o primeiro passo da companhia na região, que ganhará a primeira Westwing Store nos próximos meses, em linha com a estratégia de expansão da empresa que conta, atualmente, com sete unidades pelo País e tem como meta chegar a 10 até o final de 2022.
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