Selo Vegano influencia decisões de compras

O movimento vegano no Brasil está experimentando um crescimento notável, impulsionado por preocupações com a saúde, meio ambiente e respeito aos animais. Neste cenário, é cada vez maior a influência do Selo Vegano SVB nas escolhas dos consumidores brasileiros, já que a classificação certifica produtos que atendem a rigorosos critérios, garantindo transparência para consumidores e marcas.
Prova disso é que pesquisa realizada entre veganos, vegetarianos e simpatizantes da causa indicou que 96,9% dos entrevistados reconhecem o Selo Vegano em produtos, indicando a crescente visibilidade do mesmo.
O mesmo levantamento também indicou que 97,4% dos participantes que identificaram o certificado afirmaram que ele influenciou positivamente em suas decisões de compra. E que 95,3% das pessoas adquiriram produtos certificados nos últimos três meses, evidenciando a preferência crescente por produtos vegano-certificados.
Diante do crescimento do mercado e da influência da certificação nas tomadas de decisão dos consumidores, a equipe do departamento do Selo Vegano da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) vai orientar produtores interessados em adquirir a classificação durante a VegFest 2023, evento organizado pela entidade em parceria com a Francal Feiras, que ocorre esta semana em São Paulo.
O que é o Selo Vegano SVB
O Selo Vegano SVB abrange alimentos, cosméticos, suplementos alimentares, produtos de higiene, calçados e produtos de limpeza. Para receber esse certificado, o produto deve atender três critérios essenciais: nenhum ingrediente de origem animal, nenhum teste em animais e fornecedores de ingredientes que não realizam testes em animais.
De maneira complementar, tanto o processo de fabricação quanto a composição do produto precisa passar por avaliação, visando garantir que esses itens seguiram os devidos processos que atendem a expectativa do público vegano.
Nos últimos três anos, o programa registrou números que compreendem crescimento de mais de 560% no volume de itens certificados, refletindo a ascensão das opções veganas no mercado nacional. Além disso, mais de 700 fabricantes foram avaliados, mais de 4.700 ingredientes auditados e mais de 4 mil produtos certificados.
Ouça a rádio de Minas