Negócios

Semear no combate à corrupção

Semear no combate à corrupção
Sediado em Belo Horizonte, o Banco Semear acaba de aderir ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos | Crédito: Divulgação

Fundado em 2006 e sediado em Belo Horizonte, o Banco Semear acaba de aderir ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos. A instituição sempre teve o compromisso no combate à corrupção entre suas práticas de governança e como valor de alta relevância na sua área de compliance.

“Pelo fato de trabalharmos com ativos de terceiros, entendemos que no nosso negócio a credibilidade é algo primordial. Temos, entre nossos valores, a solução para realizar os sonhos das pessoas. E, em se tratando de sonhos, ninguém entrega os seus para uma empresa na qual não confia e que não tenha reputação”, pontua o CEO do Semear, Roberto Azevedo.

Banco especialista no varejo de eletromóveis, o Semear foi destaque, em 2021, na 10ª edição do Anuário 360º, elaborado pela revista “Época Negócios”, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), Boa Vista SCPC e Economática. Entre as dimensões avaliadas das 418 melhores empresas do País, estavam Desempenho Financeiro, Governança Corporativa, Pessoas, Inovação, Visão de Futuro e Sustentabilidade. No recorte do segmento bancário, a instituição financeira ficou em terceiro lugar, na categoria Visão de Futuro, e na quarta colocação, em Inovação.

“Esse reconhecimento é fruto dos bons resultados de uma gestão apoiada em um robusto planejamento estratégico, com ênfase no crescimento sustentável para os próximos anos, e no nosso comportamento ético, pautado nas práticas anticorrupção”, acrescenta Azevedo.

Pacto de Integridade

Inspirado em experiências anteriores bem-sucedidas, como os pactos empresariais de combate ao trabalho escravo e pela erradicação do trabalho infantil, o pacto do Instituto Ethos começou a ser desenvolvido em 2005, quando uma série de entidades participaram de sua criação, entre as quais o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), o Fórum Econômico Mundial e o Comitê Brasileiro do Pacto Global.

Ao se tornarem signatárias do pacto, as empresas assumem o compromisso de divulgar a legislação brasileira anticorrupção para seus funcionários e stakeholders, a fim de que ela seja cumprida integralmente. Além disso, se comprometem a vedar qualquer forma de suborno, trabalhar pela legalidade e transparência nas contribuições a campanhas políticas e primar pela transparência de informações e colaboração em investigações, quando necessário.

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.

O Banco Semear é o único banco mineiro especialista no varejo de eletromóveis. Está presente em todo o território nacional e atende a mais de 2 milhões de clientes nas cinco regiões brasileiras, com destaque para as cidades do interior do País. A instituição se consolidou no atendimento ao varejista, por meio do financiamento das operações para que os consumidores, majoritariamente pertencentes às classes D e E, parcelem compras de móveis e eletrodomésticos em até 24 vezes.

Ao longo dos anos, o Banco Semear ampliou a participação no mercado nacional, com expansão da carteira de produtos e serviços. Tornou-se, assim, um banco múltiplo, dinâmico e inovador, com foco também em inclusão e educação financeira.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas