Negócios

Senai-MG investe em transformação digital

Investimento na formação de docentes potencializa inovação e oficinas e laboratórios ganham extensão no ambiente virtual
Senai-MG investe em transformação digital
Ricardo Aloysio, gerente de Tecnologia e Educação do Senai-MG | Crédito: Divulgação

Vídeos interativos que desafiam os alunos. Apresentações com gamificação. Uso das redes sociais a favor do aprendizado. Análise de dados com o uso de infográficos. Este é o novo idioma de 1,5 mil docentes e mais de 160 mil alunos que passaram pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado de Minas Gerais (Senai-MG) em 2022: a fluência digital.

Foram mais de 890 horas dedicadas à formação de 652 cursistas de mais de 60 unidades e 100% dos estudantes e docentes da instituição usando as soluções Google (Google Sala de Aula, Google Documentos, Formulários Google, Google Meet e Jamboard).

Uma aposta do Senai-MG foi no programa de Formação Google Workspace for Education: Aprendizagem Combinada e Fluência Digital liderado pela Foreducation EdTech, primeira Google Partner da América Latina, que há mais de 13 anos desenvolve projetos especiais de tecnologias digitais em sala de aula para a melhoria da aprendizagem.

“A pandemia acelerou nossa transformação de cultura digital em uma escala sem precedentes. Conforme a demanda por tecnologia educacional crescia, novas soluções eram implementadas aliadas às nossas metodologias de ensino, comprovando o potencial das conexões estabelecidas”, contextualiza Ricardo Aloysio, gerente de Tecnologia e Educação do Senai-MG, que complementa:

“Com a Foreducation EdTech, fomos além da substituição, focamos na formação de nossos docentes e no aprendizado de nossos alunos, ampliando o uso da tecnologia como meio facilitador, colaborativo, que aproxima, e torna o nosso jeito de ensinar e aprender muito mais significativo e dinâmico.”

O Diretor Pedagógico da Foreducation EdTech, Marcelo Lopes, explica ainda que o Programa de Fluência Digital conduz professores a explorarem as ferramentas Google e outras tecnologias para além do óbvio. “Com formação contínua, as aulas ganham inovação e autonomia, competências essenciais para enfrentar os desafios do mundo.”

Para a Analista de Projetos Educacionais na Gerência de Educação e Tecnologia do Senai-MG, Mariana Rodrigues Alves de Souza, “a transformação digital no Senai-MG abriu novos caminhos e continua potencializando aulas com alto nível de criatividade. As oficinas e os laboratórios ganharam uma extensão no ambiente virtual e passaram a proporcionar experiências imersivas.”

Aulas ainda mais criativas

O Instrutor de Formação Profissional do Núcleo de Educação a Distância do Senai-MG, Ciro de Souza, revela que criar vídeos interativos com perguntas instantâneas e desafiadoras com uso do Edpuzzle permitiu avaliar os alunos de forma dinâmica e possibilitou extrair relatórios para correção de rotas. “Com esse formato, os estudantes estão mais motivados”, declara.

O instrutor conta ainda que as apresentações gigantes se transformaram em um game e ganharam uma extensão nas redes sociais, onde tudo que é apresentado pode ser postado. “Usamos o Tik Tok a nosso favor. E com o uso do Google Slides, agora é possível trabalhar os verbos da Taxonomia de Bloom – como identificar ferramentas e arrastá-las de acordo com a função, identificar componentes, e montar diagramas – o que, geralmente, necessitamos de um laboratório ou oficinas fazemos em sala de aula no ambiente virtual de forma divertida.”

Outro exemplo de engajamento e interação com o aluno no centro do aprendizado são as aulas do Instrutor de Formação Profissional do Senai Governador Valadares CFP Luiz Chaves, Helton Henrique da Silva Ribeiro. “Minhas avaliações não são mais apenas testes, com os recursos do Google Forms e gamificação, os estudantes realizam atividades ainda mais dinâmicas, e com mais agilidade consigo analisar o desenvolvimento da turma.”

Helton Ribeiro ressalta também a criatividade dos alunos na produção dos trabalhos. “Os longos textos das velhas pesquisas, agora, realizadas de maneira colaborativa com o Google Docs, ganharam vida com dados apresentados no formato de infográficos no Jamboard.”

O instrutor de Governador Valadares destaca que o Google Classroom permite uma ótima gestão da sala de aula: “Avaliar, dar feedback e propor materiais é muito mais fácil. Como a plataforma é integrativa, as possibilidades são infinitas, agregando muito mais valor ao aprendizado de nossos alunos.”

Por fim, o estudante do curso técnico em Design Gráfico do Senai Belo Horizonte Horto, Warley Luiz Silva, afirma que as aulas de Software Gráfico e das ferramentas do Pacote Adobe ficaram mais fáceis com o uso da plataforma Google for Education.

“Agora, cada aluno pode assistir o conteúdo da sua própria máquina e ainda repetir as ações das ferramentas ao mesmo tempo. Nunca tinha estudado desta forma tão útil e enriquecedora”, conclui.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas