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Sestini vai abrir nova loja em BH e planeja expandir sua presença em Minas Gerais

A marca espera abrir uma loja no Estado em 2024 e outras 15 nos próximos anos
Sestini vai abrir nova loja em BH e planeja expandir sua presença em Minas Gerais
A varejista possui cinco lojas no Estado | Foto: Sestini / Divulgação

A varejista do segmento de malas e mochilas Sestini planeja abrir mais uma loja em Belo Horizonte até o final do ano e expandir sua presença em Minas Gerais. Esta será a sexta unidade da marca no Estado, e a empresa prevê até 15 lançamentos nos próximos anos.

A nova operação deverá ser inaugurada em um shopping de Belo Horizonte, conforme informações do co-CEO da Sestini, Elcio Bernardo. A empresa já possui quatro lojas na capital mineira e outra em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

Atualmente com 62 operações no Brasil, a empresa planeja abrir mais oito lojas e fechar 2024 com cerca de 70 unidades no País. Bernardo explica que o plano de expansão da companhia passa tanto pela prospecção do ponto de vendas quanto de novos investidores.

Apesar de contar com 12 lojas próprias, todas em São Paulo, o foco dessa ampliação está nas unidades franqueadas.

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Segundo o executivo, a região Sudeste do Brasil deve concentrar grande parte das novas operações, no entanto, a Sestini não descarta lançamentos em outras regiões. “O Brasil tem espaço para que nós possamos dobrar o número de lojas”, avalia.

O co-CEO da empresa explica que o modelo de negócio da marca se encaixa em municípios com população superior a 300 mil habitantes e com a presença de shoppings centers. Para Bernardo, a Sestini está bem posicionada em cidades como Belo Horizonte, mas também aberta a uma possível expansão para as grandes cidades do interior.

Quanto ao desempenho das unidades de Minas Gerais, o executivo da Sestini aponta que existem casos em que a unidade tem apresentado resultados bastante expressivos e outras que estão enfrentando maiores desafios de crescimento, devido ao cenário econômico do País. No entanto, ele ressalta que nenhuma dessas operações presentes em Minas estão deficitárias, com suas contas no vermelho.

Franquias e reposicionamento de marca

O investimento médio inicial para abrir uma loja de 50 metros quadrados (m²) da marca é de R$ 450 mil, incluindo a taxa de franquia – no valor de R$ 45 mil – e os custos com a obra e o estoque. Além disso, segundo Bernardo, o franqueado ainda deve pagar 10% de royalties cobrado sobre o custo com mercadoria, e 4% de taxa de franquia. O faturamento médio dessas operações é de R$ 150 mil.

O executivo ainda ressalta que a Sestini está passando por um rebranding com uma nova comunicação visual em suas lojas, devido às comemorações dos 30 anos de atuação no mercado. Ele relata que a empresa está realizando modificações em suas operações e que as novas unidades serão lançadas com as novas adequações.

Foto: Sestini / Divulgação

Esse reposicionamento de marca ainda inclui o lançamento do novo logotipo da empresa, que pode ser usado em diversos formatos e designs. Ele foi projetado para simbolizar as transformações pelas quais a marca passou ao longo dos anos.

O processo de alteração na comunicação visual da Sestini será realizado de forma gradual, começando nos canais digitais da empresa – como e-commerce, redes sociais e aplicativo – para depois seguir para as lojas físicas da marca.

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