Setor de eventos está otimista para o fim de ano e prevê crescimento em 2025

O mercado de eventos corporativos deve encerrar 2025 em ritmo acelerado, especialmente nos últimos três meses do ano, quando o setor costuma registrar maior movimentação. A alta na demanda é impulsionada por confraternizações de fim de ano, convenções empresariais, premiações e encontros de planejamento estratégico, que marcam o encerramento do ciclo anual das empresas.
De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc Brasil), o setor movimentou cerca de R$ 21 bilhões em 2024 e deve crescer pelo menos 12% em 2025. Esse avanço será amplamente puxado pelo quarto trimestre, período considerado decisivo para o resultado anual.
Eventos viram ferramentas de engajamento e negócios
Mais do que encontros sociais, os eventos corporativos passaram a ser vistos como plataformas estratégicas. É o que explica o diretor de operações e marketing da Panda Inteligência em Eventos, Eduardo Zech.
“Além das tradicionais festas de confraternização, estamos percebendo que muitas empresas estão apostando em convenções e encontros estratégicos para reforçar resultados, engajar equipes e consolidar posicionamentos de marca. Trata-se de uma oportunidade de transformar o evento em uma plataforma de negócios, e não apenas num encontro social”, comenta.
Com sede em Belo Horizonte, a Panda é uma das empresas que sentem essa movimentação na prática. A marca, especializada em eventos corporativos há mais de 40 anos, registrou um crescimento de 70% na receita do primeiro semestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado.
E a projeção para o segundo semestre é ainda mais otimista:
- Expectativa de crescimento de 140% em relação ao 1º semestre de 2025.
- Resultado quase 50% superior ao segundo semestre de 2024.
- Cerca de 50 eventos previstos só no último trimestre, impulsionados por ações de fim de ano e ativação de budget corporativo.
“Esse movimento confirma a tendência de que os eventos corporativos não são mais apenas encontros sociais, mas sim instrumentos de fortalecimento da cultura organizacional e diferenciação no mercado, por meio de experiências”, conclui Eduardo.
Fim de ano impulsiona eventos estratégicos nas empresas
A sazonalidade do último trimestre favorece o mercado de eventos por diversos fatores:
- É o momento de apresentação de resultados
- Empresas avaliam e ajustam o planejamento para o ano seguinte
- Há verbas de marketing e comunicação que precisam ser executadas até dezembro
- É época de reforçar cultura organizacional e engajar equipes
Segundo dados da Data Eventos, o período também concentra ações como lançamentos de produtos, premiações internas e eventos de relacionamento com stakeholders, muitas vezes aproveitando a necessidade de networking e visibilidade das marcas no fechamento do ano fiscal.
Os eventos corporativos se consolidam como ferramentas de comunicação e posicionamento de marca. O investimento em experiências presenciais, bem planejadas e alinhadas com a estratégia da empresa, tem se mostrado um diferencial competitivo relevante.
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