Setor de franquias em Minas Gerais cresceu 21,7% em 2023

Levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Franchising Minas Gerais (ABF) revela que o mercado de franquias no Estado cresceu 21,7% em 2023, com o faturamento atingindo R$ 21 bilhões, contra R$ 17,25 bilhões em 2022. O avanço do mercado mineiro é bastante superior ao crescimento nacional, que atingiu negócios da ordem de R$ 240,661 bilhões e variação nominal de 13,8% em relação a 2022.
Os segmentos com maior variação em Minas Gerais foram: Limpeza e Conservação, com 42,2%; Comunicação, Informática e Eletrônica, 28,9%; e Hotelaria e Turismo, 28,7%.
Já no número de operações no Estado, o destaque vai para Comunicação, Informática e Eletrônica, que cresceu 26,9%; seguido por Alimentação (Food Service), com 17,2%; e Alimentação (Comércio e Distribuição), 16,6%. O único a decrescer foi Educação, com uma queda de 1,4%.
De acordo com o diretor regional da ABF Minas, Antônio Bortoletto, além da estabilização da economia nacional, com um crescimento acima da expectativa geral, o desenvolvimento da cultura empreendedora e do franchising no País e no Estado colaborou fortemente para o desempenho do setor.
“Posso dizer que estou feliz com os resultados, mas não estou surpreso. O franchising é uma porta natural para quem quer empreender, mas ainda não enxergamos isso com clareza. À medida que a educação sobre o setor de franquias vai chegando, isso vai acontecendo. Em Minas Gerais, crescemos acima da média nacional porque temos feito um trabalho de educação muito forte. Queremos transformar franqueadores e franqueados em grandes empreendedores”, explica Bortoletto.
Alguns setores com baixa representatividade no faturamento total tiveram um grande avanço no período. Limpeza e Conservação, com 0,6% de participação, cresceu 42,2%; Entretenimento e Lazer, com 1,3% de participação, cresceu 16,4%; e Comunicação, Informática e Eletrônica, com participação de 4,1%, cresceu 28,9%.
Os números demonstram um interesse maior em nichos menos explorados e o sucesso das microfranquias – negócios com taxa de franquia até R$ 105 mil – e modelos de operação mais enxutos, muitos em home based e serviços on-line.
Entre as 10 maiores microfranquias brasileiras, duas são de Minas Gerais: em 2º lugar aparece a Prudential (seguros), que cresceu 6% em número de unidades entre 2022 e 2023. Em 9º lugar está a Emive (segurança), com 31% de crescimento no mesmo período.
“A variedade de formatos ajuda as franquias a alcançarem empreendedores de diferentes perfis e as microfranquias são uma excelente opção para o candidato a franqueado que ainda não tem experiência como empreendedor”, pontua.

Franquias geram quase 150 mil empregos no Estado
Cada unidade franqueada origina, em média, nove empregos diretos. No Brasil, o franchising gerou 1,7 milhão de postos de trabalho, com crescimento de 7,1%. Desse total, as franquias mineiras foram responsáveis por 149,5 mil empregos diretos e registraram 12,4% de crescimento. Destaque para os setores de Serviços e Outros Negócios, com 34.666 trabalhadores e crescimento de 23,2%; Alimentação com 31.143 empregos e variação de 28,1%; e Saúde, Beleza e Bem-estar, com 22.841 empregos diretos e crescimento de 6,1%. A única queda foi em Educação, com diminuição do número de unidades e redução de 2,1% nos postos de trabalho.
Para 2024, a expectativa do gestor é, no mínimo, repetir os resultados do ano passado, crescendo acima da média nacional.
“Claro que dependemos também de fatores macroeconômicos, mas os resultados do franchising têm um forte componente local. Além de continuar com um trabalho de educação empreendedora, a ABF também tem se aproximado do governo do Estado. Estamos preparando um programa de incentivo às franquias em Minas Gerais, que vai dar condições especiais para que as marcas se tornem franqueadoras e também vai apoiar os candidatos a franqueados”, completa o diretor regional da ABF Minas.
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