Setores de saúde e biotecnologia querem incorporar ao mercado a inovação regulada de dispositivos médicos

Acontece nesta quarta-feira (29), em Belo Horizonte, o Seminário Regulatório sobre Dispositivos Médicos 2024. O evento que é realizado anualmente terá pela primeira vez, a participação do maior número de inspetores da Vigilância Sanitária de Minas Gerais (Visa-MG), aproximadamente 100 profissionais de várias regiões do Estado.
Promovida e organizada pela Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida (ANBIOTEC Brasil), o seminário acontece de 8h as 17h no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), situado na avenida João Pinheiro, 495, no bairro Boa Viagem, região Centro-Sul da Capital.
De acordo com a presidente-executiva da Anbiotec Brasil, Vanessa Silva da Silva, toda a programação do encontro terá assuntos de contexto sanitário e regulatório atrelados às atualizações recentes realizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que dizem a respeito das diretrizes e normas dos dispositivos médicos.
“Vamos debater informações essenciais para garantir que todos os envolvidos na produção e regulação de dispositivos médicos estejam alinhados com as normativas mais recentes. Nosso objetivo é promover um debate produtivo, fortalecendo a cadeia de saúde e biotecnologia em Minas Gerais”, pontua.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Leia também: Minas Gerais é protagonista em biotecnologia aplicada à saúde
Segundo ela, durante o seminário, será possível abrir discussões sobre vários pontos de atualização da legislação sanitária, tanto para os inspetores quanto para os representantes das empresas. “Isso significa que estamos aprimorando, apoiando o mercado para esse tipo de atenção, de regulação, para que elas possam cada vez mais investir nessa área regulada, que o produto venha com segurança para a população na ponta”, afirma a presidente-executiva.
Ela também afirma: “Vejo que discutir a atualização das normativas é uma proposta que é trabalhada em países desenvolvidos, em países do primeiro mundo, com uma política de estado. Aqui no Brasil, a gente espera que o Governo de Minas também, passa a olhar essa necessidade com mais atenção e como uma cadeia prioritária de fato, uma vez que as indústrias da área da saúde e biotecnologia instaladas aqui elas representam a maior parcela de todo o mercado no Brasil”, observa.
Impulso para fomentar as áreas de saúde e biotecnologia
Com uma rede de mais de 70 empresas e instituições associadas, desde startups até instituições e empresas de grande porte, a Anbiotec Brasil trabalha para fortalecer a área de saúde e biotecnologia mineira e nacional, garantindo maior eficiência do setor por meio de vários aspectos, entre eles:
- produtos inovadores, que atendam aos mais altos padrões de segurança, qualidade e eficácia;
- diálogo técnico constante contato com ministérios e agências reguladoras para tratar temas imprescindíveis ao crescimento do setor;
- reconhecimento e endereçamento das necessidades e desafios do setor nas políticas públicas.
Protagonismo de Minas Gerais no setor
Minas Gerais se destaca como protagonista no campo da saúde e biotecnologia, com uma significativa concentração de empresas do setor. Por isso, é importante para o Brasil que o Seminário Regulatório sobre Dispositivos Médicos 2024 seja realizado na capital mineira.
O Estado é líder nacional em quantidade de fabricantes na área de diagnóstico in vitro (IVD) e forte na fabricação de dispositivos médicos, segundo a presidente-executiva da ANBIOTEC Brasil. Ambos segmentos estão entre os assuntos que serão debatidos nesta quarta-feira.
Para participar do evento, a entrada é gratuita e a inscrição pode ser feita por um formulário que está disponível, clicando aqui.
Ouça a rádio de Minas