Shell Select prevê dobrar número de lojas em 5 anos
Rio de Janeiro – A rede de conveniência Shell Select, da marca Shell, planeja dobrar para cerca de 2 mil o número de lojas no Brasil, em cinco anos, com a aposta no potencial do mercado e nos resultados de investimentos realizados, que inclusive têm atraído mais clientes para o consumo de combustíveis.
O diretor das lojas Shell Select, Rodrigo Patuzzo, afirmou que a Raízen – joint venture da Shell com a Cosan -, licenciada da marca no País, investiu cerca de R$ 50 milhões, nos últimos dois anos, para suportar a expansão da rede e desenvolver um novo modelo de loja.
Os resultados dos investimentos já começaram a chegar: a Shell Select aumentou em 11,7% o faturamento da rede no último ano no Brasil e a Raízen ainda prevê encerrar o ano-safra, em março, com cerca de 150 novas lojas.
“A loja de conveniência é o modelo de negócios que tem mais aderência e mais cobertura sobre todas as missões de compra do consumidor que está em deslocamento com seu carro”, afirmou Patuzzo, ponderando que a penetração dessas lojas no País, de forma geral, “é uma das mais baixas do mundo”. “Mas aí que está a grande oportunidade”, frisou.
Segundo ele, cerca de 18% dos postos brasileiros de combustíveis têm lojas de conveniência hoje, enquanto na Argentina o percentual é acima de 70%, na Inglaterra de cerca de 90% e, nos Estados Unidos, 80%.
Entretanto, segundo ele, o cenário no Brasil deve mudar, já que ele percebe um aumento do interesse de empresários no negócio.
Além disso, Patuzzo pontuou que cerca de 70% das lojas Shell Select estão na região Sul e Sudeste, evidenciando um potencial de crescimento em outras regiões.
Para os revendedores da marca, ter uma franquia é também vantajoso, frisou Patuzzo: “em média, um posto com conveniência vende 15% a mais de combustível do que um posto que não tem”.
Novo modelo – Patuzzo explicou ainda que faz parte do plano da empresa, além da abertura de novas lojas, promover a conversão de lojas antigas para a nova geração Shell Select que, lançada no ano passado, apresentou um aumento médio no faturamento de aproximadamente 20% em comparação ao modelo anterior de operação.
“Isso gera um interesse para os empresários, eles têm procurado a Raízen e a Select para discutir a possibilidade de fazer a migração para o novo modelo”, afirmou, explicando que o novo formato trouxe operação simplificada, com custos operacionais menores e uma experiência mais intuitiva para o consumidor dentro da loja.
Além disso, a companhia informou que ampliou o mix de produtos e trouxe a nova oferta de “food service”, com salgados finalizados na hora e produtos como pizzas, bolos, doces e sucos naturais sem adição de açúcares e conservantes.
As oportunidades do setor também estão à vista de outros competidores, como é o caso da BR Distribuidora, controlada pela Petrobras, que tem informado interesse em aprimorar o segmento de lojas de conveniência, por meio de uma parceria. Sua rede, chamada BR Mania, tem mais de 1.200 empreendimentos.
No mês passado, a BR anunciou que um assessor financeiro iniciou uma etapa de avaliação e seleção de potenciais interessados em parceria estratégica no setor. (Reuters)
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