Negócios

Shopping Cidade da Serra será inaugurado no 2º semestre em Lavras

O investimento previsto para a construção do mall é de aproximadamente R$ 150 milhões
Shopping Cidade da Serra será inaugurado no 2º semestre em Lavras
Foto: Site do Shopping Cidade da Serra / Divulgação

A construtora Pemi está desenvolvendo, em parceria com a incorporadora ABX, um novo centro de compras na cidade de Lavras, no Sul de Minas Gerais. O Shopping Cidade da Serra vai ser inaugurado em duas etapas, sendo a primeira já no segundo semestre deste ano. O aporte previsto no empreendimento é de aproximadamente R$ 150 milhões.

De acordo com a corretora da ABX, responsável pela comercialização do mall, Lara Brettas, a expectativa é que as lojas localizadas no primeiro piso do shopping sejam abertas em meados de outubro; já o restante do espaço deverá ser inaugurado no segundo semestre de 2025.

O Shopping Cidade da Serra está sendo erguido em um terreno de 60 mil metros quadrados (m²) e terá 17,5 mil m² de área bruta locável (ABL). Além disso, o empreendimento comercial terá 80 lojas satélites, nove lojas âncoras e megalojas, quatro restaurantes e 15 operações na praça de alimentação, além de estacionamento com 750 vagas.

Dentre as marcas com presença confirmada no mall, estão:

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


  • Supermercados BH
  • UP Fitness
  • Renner
  • Pernambucanas
  • Cineart
  • Polo Wear
  • Spoleto
  • Farmácia Sidney Oliveira, dentre outras

Lara Brettas revela que os administradores do shopping estão negociando com outras empresas interessadas em ocupar outros espaços disponíveis no espaço.

O projeto também prevê, segundo a corretora, a criação de um complexo comercial ao redor do empreendimento. O objetivo é agregar valor ao mall às demais unidades comerciais que estarão presentes na região, além de proporcionar o fluxo de pessoas na área. “A ideia é que a região se transforme em um centro comercial, com construções verticais e trazer empresas, escritórios e até faculdades para transformá-lo em um complexo multifuncional”, relata.

Ela lembra que a Pemi já tinha o desejo de construir um shopping na região de Lavras e que a ideia inicial era erguer o mall no empreendimento residencial da construtora, o Cidade da Serra. Porém, alguns estudos realizados com a ABX apontaram algumas inviabilidades no plano. “Ele teria que ser construído em uma rodovia com fluxo de pessoas e passagem de veículos”, explica.

Lara Brettas pontua que a rodovia BR-265, em que o empreendimento comercial está localizado, é um ponto estratégico com fluxo de pessoas que viajam do interior de São Paulo em direção às cidades turísticas do Estado, como Tiradentes. O centro de compras também está próximo à avenida de acesso ao bairro residencial Cidade da Serra.

A previsão é que o empreendimento comercial impacte cerca de 320 mil pessoas na região, incluindo moradores de Lavras e demais municípios menores próximos. Lara Brettas destaca que a cidade é um importante centro estudantil, com a presença da Universidade Federal de Lavras (UFLA), além de uma boa rede médica hospitalar, além de ser uma das mais seguras do Estado. “Tudo isso conta, porque atrai pessoas e empresas e entrou em nosso estudo de viabilidade”, pontua.

A corretora ainda revela que a parceria entre ABX e Pemi pode levar ao lançamento de outros shoppings não apenas em Minas Gerais, mas também em outros estados do Brasil. Segundo ela, ambas as companhias já estão realizando estudos internos a respeito de projetos futuros.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas