Show da Madonna faz empresas evitarem RJ para viagens a trabalho

Desde que Madonna confirmou o show da The Celebration Tour, que celebra 40 anos de carreira da artista, no dia 4 de maio no Rio de Janeiro, o País inteiro viu o preço de passagens subir e as hospedagens esgotarem na cidade. Mas, enquanto os fãs da diva pop tentam chegar ao destino para curtir a apresentação gratuita, as empresas fazem o movimento contrário e evitam viagens corporativas para o Rio na semana do evento.
Para se ter uma ideia, levantamento realizado pela VOLL, agência digital de viagens corporativas, com base em 700 mil usuários de sua plataforma, mostrou que as compras de passagens aéreas e rodoviárias para a semana reduziram 61% em comparação com o mesmo período de 2023.
Os dados são referentes a viagens partindo de todo o Brasil com destino ao Rio de Janeiro e apenas de viajantes corporativos. Para o cofundador da agência e conselheiro de turismo da FecomercioSP, Luiz Moura, as empresas que adotaram essa estratégia estão priorizando a economia.
“Shows internacionais sempre afetam a demanda e os preços das passagens. Vimos isso acontecer em novembro de 2023, com apresentações disputadas, como da cantora Taylor Swift e do grupo RBD. Nessas situações, o melhor é evitar o destino e adiar os encontros comerciais. Quem se planejou para as viagens a trabalho e comprou no início do ano, com certeza saiu na vantagem”, reforça.
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Na plataforma da VOLL, da qual fazem parte mais de 450 empresas como Banco Itaú, CPFL, iFood, Nubank, Andrade Gutierrez, Sodexo e Estácio, os gestores conseguem fazer comparativos diversos para chegar ao melhor valor para a mobilidade do viajante. Além da economia, fica mais simples e prático fazer a gestão de gastos e reembolsos.
Moura ainda explica que o movimento das empresas em relação ao show da Madonna é diferente do usual, já que “em semanas de feriado, o que costumamos ver é um aumento de viagens corporativas, em que os profissionais estendem a viagem para curtir a cidade, ainda mais uma com tantas atrações turísticas como o Rio de Janeiro. Então, com a aproximação do dia do trabalhador em 1º de maio, o comum seria ver um aumento de compras de passagens aéreas e rodoviárias, de modo que fossem feitas reuniões e participassem de eventos a trabalho e depois ficassem para o fim de semana ou feriado”, ressalta.
Essa prática é conhecida como Bleisure, expressão que une os termos Business (negócios) e o Leisure (lazer). No caso, algumas empresas até fomentam que os colaboradores estendam a viagem, tanto para que ela não seja cansativa e possam curtir as paisagens e os pontos turísticos quanto para aumentar o network.
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