Siga Antenado abre agendamentos em MG

Em mais um processo de ativação da tecnologia 5G nas capitais brasileiras e agora nas regiões metropolitanas e cidades com mais de 500 mil habitantes, as operadoras de telefonia já trabalham em paralelo para substituição das antenas parabólicas em todo o Brasil por equipamentos digitais. Estimativas da Empresa Administradora da Faixa (EAF) de 3,5 Ghz, Siga Antenado, dão conta de que pelo menos 20 milhões de famílias utilizam TV aberta por meio da parabólica no País.
A substituição se faz necessária porque a frequência da nova banda pode interferir na qualidade de som e imagem das transmissões televisivas. Assim, é preciso fazer a limpeza da faixa de 3,5 GHz. Os equipamentos de recepção do sinal digital são mais modernos e trazem vantagens como imagem mais nítida, som de melhor qualidade, mais tecnologia, novos canais e programação regional.
O custo dos kits e da instalação varia de R$ 400 a R$ 1 mil, a depender da localidade. E a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) criou a Siga Antenado justamente para oferecer e instalar gratuitamente esses kits para famílias que fazem parte de programas sociais do governo federal. Estima-se que este grupo signifique metade do contingente que faz uso do equipamento no País.
“Já estamos em 27 capitais, 26 cidades com mais de 500 mil habitantes, 454 cidades no entorno de grandes municípios e já realizamos mais de 10 mil instalações gratuitas”, disse o presidente da entidade, Leandro Guerra, ao apresentar a Siga Antenado.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Apenas em Minas Gerais, conforme ele, a previsão é que aproximadamente 19,2 mil famílias de 54 municípios no entorno de Belo Horizonte sejam contempladas. Já para Juiz de Fora e outras três cidades da Zona da Mata, a expectativa é de 41,9 mil pedidos de troca, enquanto em Uberlândia e região, outros 60 mil.
Composta por Claro, TIM e Vivo, a entidade é fundamental para viabilizar a implantação da tecnologia 5G no Brasil. O compromisso com a limpeza da faixa de 3,5 GHz foi assumido pelas operadoras no leilão da Anatel realizado em novembro de 2021. Sem fins lucrativos, a Siga Antenado é responsável por apoiar a população de menor renda durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku).
“A nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi. É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito”, ressaltou Guerra.
Em breve, o sinal transmitido para as parabólicas tradicionais será interrompido, justamente pela mudança da frequência. “O receptor que instalamos se conecta em qualquer tipo de TV, das mais modernas às de tubo. Em qualquer caso, as pessoas vão perceber uma melhora significativa de som e imagem”, garantiu.
Para receber o kit gratuito com a nova parabólica digital, é preciso, no entanto, atender alguns requisitos: ser inscrito em programas sociais do governo federal e ter na residência uma parabólica tradicional instalada e funcionando. Para obter informações, tirar dúvidas ou fazer o agendamento, os interessados devem ligar para o número 0800 729 2404 ou acessar o endereço eletrônico da Siga Antenado https://sigaantenado.com.br/ e inserir o CPF ou NIS.
Ouça a rádio de Minas