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Outsourcing: Simpress registra alta de 21% no faturamento em Belo Horizonte

O desempenho da empresa na capital mineira supera o crescimento de 12% registrado em todo mercado nacional
Outsourcing: Simpress registra alta de 21% no faturamento em Belo Horizonte
Foto: Reprodução/Adobe Stock

A Simpress, empresa de outsourcing de equipamentos como notebooks, smartphones e impressoras, registrou crescimento de 21% no faturamento em Belo Horizonte no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O desempenho é nove pontos percentuais (p.p.) acima do observado no Brasil, com alta de 12% na primeira metade de 2025.

O avanço na capital mineira foi impulsionado, principalmente, pelo crescimento de 25% na locação e gestão de dispositivos pilares de impressão e de 20% nos notebooks e desktops, refletindo o início da tendência de adoção do modelo PC as a Service (PCaaS) com previsão de ser intensificada no segundo semestre. Só em junho, o faturamento total da empresa subiu 27% frente ao mesmo mês de 2024, o que indica uma aceleração na expansão.

Para o diretor comercial da Simpress, Silvio Gomes, os resultados apresentados em Belo Horizonte confirmam o potencial do mercado mineiro e a estratégia da empresa em oferecer soluções completas de outsourcing para diversos segmentos. “Estamos especialmente satisfeitos com o desempenho do pilar PC, que demonstra a crescente percepção das empresas mineiras sobre as vantagens do modelo as a Service para equipamentos de computação”, diz.

Essa tendência de crescimento alinha-se à aceleração digital observada em diversos setores da economia de Minas Gerais, com empresas buscando tecnologias avançadas e reformulação de processos para aumentar a competitividade. Nesse contexto, o outsourcing emerge como aliado estratégico, otimizando a gestão de tecnologia da informação (TI) e o suporte para o trabalho dos colaboradores.

Gomes explica que a aquisição de um equipamento como computador ou notebook e, consequentemente, ter a responsabilidade de gerenciá-lo ao longo do tempo, não é algo financeiramente vantajoso para as empresas.

“Estamos convictos de que 2025 marcará uma mudança de paradigma, em que o outsourcing será reconhecido não apenas como alternativa, mas como necessidade estratégica fundamental”, afirma.

A Simpress possui algumas grandes empresas do Estado em seu portfólio de clientes, como é o caso da Usiminas, Oncoclínicas, Drogaria Araujo, Grupo Mater Dei e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). No semestre passado, a empresa contou com novas integrantes nessa lista como a Fundação Severino Sombra (Fusve), Grupo Águas do Brasil, Gás Natural Açu e Amoedo.

No mercado nacional a empresa já superou a marca de 760 mil dispositivos sob gestão, o que representa um crescimento de 27% em relação ao primeiro semestre do ano anterior. A Simpress também registrou receita bruta de R$ 890 milhões nos primeiros seis meses deste ano e atende atualmente mais de 3 mil empresas clientes no País.

Projeções da Simpress para o segundo semestre de 2025

Para o segundo semestre, a expectativa da empresa é de manter o ritmo de crescimento apresentado entre os meses de janeiro e julho de 2025. O foco na segunda metade do ano estará na expansão da base de clientes e na intensificação do uso de soluções de gestão preditiva, utilizando inteligência artificial para monitoramento dos equipamentos.

O modelo PCaaS e o avanço tecnológico desempenham papéis centrais nesse contexto. Os novos processadores, a expansão do uso de cloud computing e multicloud e a integração da IA estão transformando o mercado.

Outro ponto relevante é a necessidade de atualização do parque tecnológico. Em outubro deste ano, o Windows 10 deixará de receber atualizações de segurança da Microsoft. Isso significa que milhões de PCs no mercado business-to-business (B2B) brasileiro, precisarão ser substituídos. A falta de atualização representa riscos significativos inclusive para a proteção de dados das empresas.

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