Sindloc completa 30 anos e lança documentário sobre a história da locação veicular

Neste mês, o Sindicato das Empresas Locadoras de Automóveis do Estado de Minas Gerais (Sindloc) completou 30 anos. Em comemoração, a entidade lançou o documentário “Sindloc-MG 30 Anos: uma jornada de sucesso!” onde é narrada a trajetória da entidade e do setor de locação de veículos. No País, Minas Gerais foi o estado pioneiro na atividade, que segue registrando resultados promissores. Somente em 2024, o faturamento da indústria de locação veicular tende a crescer de 8% a 10%.
Conforme o presidente do Sindloc, Luciano Miranda, em comemoração aos 30 anos da entidade, houve, no dia 24 de setembro, um evento, no Centro Cultural Unimed-BH Minas, em Belo Horizonte. A cerimônia contou com a presença de mais de 500 pessoas, entre associados do sindicato, representantes do setor público e de entidades nacionais, além de parceiros e empresários de renome do segmento.
“No Brasil, o mercado de locação teve sua origem em Minas Gerais. O sindicato surgiu para melhorar as condições das empresas locadoras e é isso que ele vem fazendo. Pegando a história da locação, a gente vê que houve uma evolução gigante nesses 30 anos, mas junto com a evolução do sindicato. O Sindloc sempre participou ativamente em todas as questões que trazem melhorias para o setor, que contribuem com o crescimento do empresário. Trabalhamos para que o empresário tenha locadoras mais profissionais, mais modernas e, isso, resulta em uma melhor saúde financeira”.
Sindloc-MG 30 Anos: uma jornada de sucesso
Para retratar a história do setor e o desenvolvimento do sindicato, a entidade investiu na criação do documentário “Sindloc-MG 30 Anos: uma jornada de sucesso”. Com 40 minutos de duração, o filme retrata a trajetória do sindicato enquanto preserva a memória da indústria de locação de veículos em Minas Gerais.
Conforme Miranda, o filme foi construído por meio de entrevistas com protagonistas do setor, como fundadores, ex-presidentes, ex-diretores e associados. Também participaram empresários do setor, como Eugênio Mattar (Localiza), Luis Fernando Porto (ex-Unidas, atual Localiza) e Saulo Tomaz Froes (Lokamig). Em breve, o documentário será disponibilizado no canal do YouTube do Sindloc-MG.
Setor de locação segue em crescimento em Minas Gerais
O setor de locação de veículos de Minas Gerais é o maior do Brasil. Segundo o presidente do Sindloc, Luciano Miranda, as empresas do Estado respondem por cerca de 70% da frota nacional de locação. Além de um grande gerador de empregos e divisas para o Estado, o setor impulsiona as indústrias automotivas, adquirindo, assim, cerca de 40% dos veículos.
Conforme os últimos dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), em 2023, o setor no País alcançou um faturamento bruto de R$ 44,9 bilhões, representando, assim, um avanço de 22% frente ao ano anterior. Ao todo, as empresas do setor compraram 590.870 veículos, deste total, 369.974 unidades foram em Minas Gerais.
Quanto a frota total do setor de locação de veículos, Minas Gerais segue na liderança. Em 2023, eram 982.002 automóveis e comerciais leves, ante os 947,876 registrados em 2022, representando, então, uma alta de 3,6%. O número de locadoras no Estado também aumentou, passando de 371 em 2022 para 429 em 2023, alta de 15,6%.

“Minas Gerais se destaca no setor de locação de veículos. É o Estado com a maior frota, respondendo por cerca de 70% do volume nacional. Assim, também tem grande representatividade na composição do faturamento nacional”.
Este ano, mesmo com os desafios, o setor segue crescendo como esperado e deve encerrar com faturamento entre 8% e 10% maior que em 2023.
“Mesmo enfrentando desafios, que no nosso caso o maior é o custo financeiro, que quanto mais alto os juros mais caro fica, o setor segue com resultados positivos”, disse Miranda.
Ouça a rádio de Minas