Negócios

Síndrome do “degrau quebrado” vira livro

Síndrome do “degrau quebrado” vira livro

No próximo mês de maio, a psicóloga Monique Stony lança o livro “Vença a síndrome do degrau quebrado”, dedicado às mulheres. A obra é resultado de uma série de questões que sempre a incomodaram, como a desigualdade salarial e os sonhos interrompidos quando a maternidade chega.

Com mais de 15 anos de experiência como executiva de Recursos Humanos em organizações multinacionais e apoiadora do desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres, Monique Stony acredita que é possível criar o próprio degrau de ascensão, superando esses obstáculos.

De acordo com a especialista, a batalha de cada mulher pode até parecer individual, mas não é. “Todas estão juntas, no mesmo mar revolto, ainda que muitas não tenham se dado conta. A diferença é que algumas já sabem lidar com as ondas mais desafiadoras, e é possível aprender a fazer isso mergulhando neste livro”, afirma.

Ela reforça que, quando se tornam mães, metade das mulheres têm seus sonhos profissionais interrompidos: “Claramente existe um degrau quebrado na trajetória de ascensão profissional que impede a mulher de chegar ao topo das organizações. Mas a quebra de paradigma acontece quando você entende que não precisa escolher. É possível desempenhar diversos papéis”. 

No livro “Vença a Síndrome do degrau quebrado”, a autora busca:

• Levar ao conhecimento das leitoras pesquisas e números que evidenciam o tamanho do desafio que as mulheres enfrentam ao conciliar carreira e maternidade;

• Citar as causas históricas, sociais, econômicas que originaram as discrepâncias em relação a gênero que vemos hoje;

• Trazer a reflexão de que maternidade e ascensão profissional não são polos opostos, mas caminham juntos, de mãos dadas;

• Expor certas crenças que limitam a ambição e ensinar as mulheres a trabalhar autoconfiança e seu potencial de realização pessoal e profissional;

• Explicar o exclusivo Método ALTA – teoria e prática -, que ajuda mulheres a obterem sucesso e realização como mães e profissionais;

• Inspirar através de exemplos de mulheres que são mães e líderes bem-sucedidas e que, com seus talentos, revolucionam seus entornos.

“Eu sentia que precisava atuar mais ativamente para mudar algumas questões de desigualdade de gênero que sempre me incomodaram. Daí surgiu a ideia de escrever o livro. Enquanto conciliava minha carreira de executiva com minha família, tive que abrir espaço e fazer várias renúncias para conseguir escrevê-lo, mas segui firme no meu propósito. Sabia que tinha uma contribuição a fazer ao mundo”, reflete.

De acordo com MoniqueStony, a obra, que está em pré-venda, é dedicada às mulheres em seus mais diversos momentos, desde as que focaram a carreira e a sua ascensão profissional e estão se perguntando se e quando deveriam se tornar mães, quanto as que já são mães, mas precisaram interromper suas carreiras e gostariam de retomar seus sonhos profissionais. Também é para mulheres que estão enfrentando os desafios da conciliação da carreira com a maternidade e para aliados das mulheres e mães na conquista por mais oportunidades dentro da sociedade.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas