Negócios

Gigante das academias, Smart Fit deve chegar a 55 operações em Minas ainda neste ano

Rede tem interesse em expandir unidades no interior do Estado, onde, somente neste ano, 11 academias foram abertas e uma está prestes a abrir
Gigante das academias, Smart Fit deve chegar a 55 operações em Minas ainda neste ano
Minas Gerais vai ganhar mais quatro novas academias da rede em 2024 | Foto: Divulgação Smart Fit

Diante do desfecho de um extenso período de reestruturação financeira, sobretudo nos últimos três anos, em decorrência da pandemia, as maiores redes de academia não chegam a centena de unidades, muitas até sucumbiram. Entretanto, não é este o cenário vivido pela Smart Fit, que tem atraído investimentos e apostado em inovação, tecnologia e expansão.

Prova desse cenário favorável é que a gigante, que está completando 15 anos no mercado fitness, está prestes a encerrar 2024 com 55 academias em funcionamento em Minas Gerais. Até o fim do ano, a rede prevê mais quatro inaugurações para o Estado.

O Shopping Cidade, no centro de Belo Horizonte, é o primeiro a receber a expansão neste segundo semestre de 2024, com uma unidade já prevista para funcionamento a partir de outubro, segundo o mall.

Somada a ela, outras três academias devem iniciar as atividades até dezembro, revela o executivo responsável pelo setor de Expansão da Smart Fit, Itamar Hercolano Junior.

Das demais operações previstas, as aberturas devem acontecer nas seguintes localidades:

  • anexa às instalações do Supernosso da rua Artur de Sá, 305, no bairro Cidade Nova, na região Nordeste de Belo Horizonte;
  • no bairro Santa Helena, na região do Barreiro, também na Capital, com a unidade em construção na avenida Waldyr Soeiro Emrich, 5210;
  • e na cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas, na avenida João Pinheiro, 665, Centro.

A rede foi pioneira no modelo high value low price na América Latina, onde já soma em 1,5 mil academias abertas, distribuídas por 16 países. “Temos algo em torno de 45% dessas academias dentro do Brasil”, afirma o executivo.

“A gente tem um corte populacional para abertura de academias e, em cima desse corte, analisamos a densidade e a renda. Porém, hoje, no Brasil, posso dizer que existem algumas cidades que ainda não têm a presença da Smart Fit, justamente por conta desses três pontos: corte populacional, renda e adensamento”, detalha Itamar Junior.

Foto: Divulgação Smart Fit

Smart Fit vê potencial para novas lojas em Minas

Em números, de todo o volume nacional de operações da rede, Minas Gerais possui atualmente 51 unidades, sendo 23 delas em Belo Horizonte e as demais pelo interior do Estado. Questionado se Minas tem representatividade para os negócios da marca no País, o executivo considera que a presença da marca no Estado ainda é “acanhada”.

“É pequena ainda a atuação da rede em Minas. A gente é mais forte no Centro-Oeste do País, no Sudeste e no Nordeste. Te explico: se pegarmos, por exemplo, a cidade de Fortaleza, a rede já conta com mais de 25 academias. Se falarmos de Belo Horizonte, em si, são 23 unidades. Mas, comparando em termos de renda e de PIB, Belo Horizonte é um pouquinho mais forte do que Fortaleza nesse sentido”, analisa.

Após a comparação, o empresário destaca que há grande interesse da marca em potencializar a expansão em terras mineiras, porém, esse passo pode ser maior pelo interior do Estado.

“É difícil você encontrar imóvel adequado para ter uma Smart Fit dentro dos parâmetros que a gente propõe dentro de Belo Horizonte, ainda mais com o tamanho do estacionamento e a integração necessários. Porém, a gente chegou no Horto (região Leste) e em Venda Nova nos últimos dois ou três anos, e várias cidades do interior”, avisa.

Interior do Estado ganha 11 novas academias da rede

Prova disso é que a rede de academias abriu, somente nos primeiros seis meses de 2024, 11 unidades em várias localidades mineiras, reforçando o conceito de interiorização da marca. “Minas é um mar de oportunidades para a Smart Fit. Posso dizer que o Estado tem sido mais pujante em comparação a outras épocas da companhia”, declara.

As inaugurações ocorreram nas seguintes cidades e regiões:

  • Caratinga, Coronel Fabriciano e Governador Valadares, no Rio Doce;
  • João Monlevade, na região Central;
  • Manhuaçu, na Zona da Mata;
  • Teófilo Otoni, no Vale do Jequitinhonha-Mucuri;
  • Uberaba, no Triângulo Mineiro;
  • e quatro novas unidades em Ipatinga.
Foto: Divulgação Smart Fit

O executivo de Expansão avalia que a continuidade de um crescimento para o interior tem sido uma estratégia de fomento para a empresa, tendo em vista que vem baixando ao longo do tempo a tarja de atuação em observação ao fator populacional, extrato e adensamento, justamente porque a realidade fitness vai ficando mais atrativa para pessoas em outras regiões mais afastadas de grandes centros como Belo Horizonte.

“A gente tem olhado bem para o interior de Minas, em cidades com um potencial populacional alto e com renda boa, como no caso de cidades que têm boa renda devido ao agronegócio e do cultivo do café”, elenca Junior. “Sabemos que precisamos de um processo todo de interiorização e estamos olhando mais para Minas de fato”, garante o porta-voz da Smart Fit.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas