Gigante das academias, Smart Fit deve chegar a 55 operações em Minas ainda neste ano

Diante do desfecho de um extenso período de reestruturação financeira, sobretudo nos últimos três anos, em decorrência da pandemia, as maiores redes de academia não chegam a centena de unidades, muitas até sucumbiram. Entretanto, não é este o cenário vivido pela Smart Fit, que tem atraído investimentos e apostado em inovação, tecnologia e expansão.
Prova desse cenário favorável é que a gigante, que está completando 15 anos no mercado fitness, está prestes a encerrar 2024 com 55 academias em funcionamento em Minas Gerais. Até o fim do ano, a rede prevê mais quatro inaugurações para o Estado.
O Shopping Cidade, no centro de Belo Horizonte, é o primeiro a receber a expansão neste segundo semestre de 2024, com uma unidade já prevista para funcionamento a partir de outubro, segundo o mall.
Somada a ela, outras três academias devem iniciar as atividades até dezembro, revela o executivo responsável pelo setor de Expansão da Smart Fit, Itamar Hercolano Junior.
Das demais operações previstas, as aberturas devem acontecer nas seguintes localidades:
- anexa às instalações do Supernosso da rua Artur de Sá, 305, no bairro Cidade Nova, na região Nordeste de Belo Horizonte;
- no bairro Santa Helena, na região do Barreiro, também na Capital, com a unidade em construção na avenida Waldyr Soeiro Emrich, 5210;
- e na cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas, na avenida João Pinheiro, 665, Centro.
A rede foi pioneira no modelo high value low price na América Latina, onde já soma em 1,5 mil academias abertas, distribuídas por 16 países. “Temos algo em torno de 45% dessas academias dentro do Brasil”, afirma o executivo.
“A gente tem um corte populacional para abertura de academias e, em cima desse corte, analisamos a densidade e a renda. Porém, hoje, no Brasil, posso dizer que existem algumas cidades que ainda não têm a presença da Smart Fit, justamente por conta desses três pontos: corte populacional, renda e adensamento”, detalha Itamar Junior.

Smart Fit vê potencial para novas lojas em Minas
Em números, de todo o volume nacional de operações da rede, Minas Gerais possui atualmente 51 unidades, sendo 23 delas em Belo Horizonte e as demais pelo interior do Estado. Questionado se Minas tem representatividade para os negócios da marca no País, o executivo considera que a presença da marca no Estado ainda é “acanhada”.
“É pequena ainda a atuação da rede em Minas. A gente é mais forte no Centro-Oeste do País, no Sudeste e no Nordeste. Te explico: se pegarmos, por exemplo, a cidade de Fortaleza, a rede já conta com mais de 25 academias. Se falarmos de Belo Horizonte, em si, são 23 unidades. Mas, comparando em termos de renda e de PIB, Belo Horizonte é um pouquinho mais forte do que Fortaleza nesse sentido”, analisa.
Após a comparação, o empresário destaca que há grande interesse da marca em potencializar a expansão em terras mineiras, porém, esse passo pode ser maior pelo interior do Estado.
“É difícil você encontrar imóvel adequado para ter uma Smart Fit dentro dos parâmetros que a gente propõe dentro de Belo Horizonte, ainda mais com o tamanho do estacionamento e a integração necessários. Porém, a gente chegou no Horto (região Leste) e em Venda Nova nos últimos dois ou três anos, e várias cidades do interior”, avisa.
Interior do Estado ganha 11 novas academias da rede
Prova disso é que a rede de academias abriu, somente nos primeiros seis meses de 2024, 11 unidades em várias localidades mineiras, reforçando o conceito de interiorização da marca. “Minas é um mar de oportunidades para a Smart Fit. Posso dizer que o Estado tem sido mais pujante em comparação a outras épocas da companhia”, declara.
As inaugurações ocorreram nas seguintes cidades e regiões:
- Caratinga, Coronel Fabriciano e Governador Valadares, no Rio Doce;
- João Monlevade, na região Central;
- Manhuaçu, na Zona da Mata;
- Teófilo Otoni, no Vale do Jequitinhonha-Mucuri;
- Uberaba, no Triângulo Mineiro;
- e quatro novas unidades em Ipatinga.

O executivo de Expansão avalia que a continuidade de um crescimento para o interior tem sido uma estratégia de fomento para a empresa, tendo em vista que vem baixando ao longo do tempo a tarja de atuação em observação ao fator populacional, extrato e adensamento, justamente porque a realidade fitness vai ficando mais atrativa para pessoas em outras regiões mais afastadas de grandes centros como Belo Horizonte.
“A gente tem olhado bem para o interior de Minas, em cidades com um potencial populacional alto e com renda boa, como no caso de cidades que têm boa renda devido ao agronegócio e do cultivo do café”, elenca Junior. “Sabemos que precisamos de um processo todo de interiorização e estamos olhando mais para Minas de fato”, garante o porta-voz da Smart Fit.
Ouça a rádio de Minas