Negócios

Smart Supermercados lançará plataforma voltada para capacitação dos associados

A rede associativista está participando da Superminas 2024 para apresentar a ferramenta e prospectar novos filiados
Smart Supermercados lançará plataforma voltada para capacitação dos associados
Foto: Site do grupo Martins Atacado / Reprodução

A rede associativista Smart Supermercados, do grupo mineiro Martins Atacado, irá lançar em dezembro deste ano uma plataforma digital voltada para a capacitação dos filiados. A ferramenta tem como objetivo contribuir para a melhoria na gestão do negócio e na organização da área de vendas.

De acordo com a analista comercial e de marketing da rede Smart Supermercados, Kelly Cristina, o novo serviço oferecerá cursos de orientação para gestão do estoque, do açougue e para a organização da ponta de gôndola, que é a seção de produtos localizada no final do corredor.

Ela ainda aponta que essa nova plataforma digital também poderá auxiliar os empresários supermercadistas parceiros da marca no treinamento de novos colaboradores para as lojas. Segundo a analista, o setor está enfrentando uma grande dificuldade relacionada ao alto número de turnovers nas lojas.

“Porque os funcionários ou as pessoas que nós tentamos contratar não têm conhecimento ou sofrem com dificuldades para seguir no emprego, por não ter instrução ou alguém que possa lhe acompanhar durante o aprendizado”, explica.

Outras ferramentas da Smart Supermercados

Kelly Cristina ressalta que, além dessa plataforma, a rede supermercadista já oferece outras ferramentas que também podem auxiliar e capacitar os associados na gestão dos negócios. Incluindo uma ferramenta de diagnóstico que contribui para a estrutura da loja, como a entrada e saída de mercadorias.

A marca do grupo Martins também disponibiliza o aplicativo Clube Smart, voltado para o relacionamento com o cliente e vendas on-line; além do Mídia SIM, serviço onde o parceiro pode criar a rede social e o jornal da loja, para divulgação dos itens comercializados na unidade.

A Smart ainda oferece outra plataforma de capacitação e desenvolvimento, o Flix do Varejo. O objetivo é informar os filiados sobre as principais tendências do setor por meio de matérias que são divulgadas no formato de vídeo-aula explicativa. Outra opção disponível é o suporte oferecido pelo time da Universidade Martins do Varejo (UMV) e de consultores especializados.

Primeira participação na Superminas

Este ano marca a primeira participação da rede associativista na Superminas Food Show, feira realizada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis). De acordo com Kelly Cristina, o objetivo é atrair maior visibilidade para a marca e seus parceiros, além de apresentar todas as ferramentas da empresa para possíveis novos filiados.

“A nossa expectativa para a feira é ter mais visibilidade, para que os fornecedores possam conhecer nossa rede, saber quantas filiais nós temos e ter conhecimento sobre como nós trabalhamos e quais ferramentas nós temos. Nós também esperamos fazer a prospecção de lojistas que queiram fazer parte da nossa rede”, disse.

Belo Horizonte recebe, no Expominas, a 36ª Superminas Food Show, considerado o segundo maior evento do setor supermercadista brasileiro e o maior evento empresarial de Minas Gerais. Foto: Isa Cunha / Diário do Comércio
Foto: Isa Cunha / Diário do Comércio

Segundo ela, a empresa possui mais de 500 lojas associadas distribuídas por várias regiões do Brasil. Os principais mercados da marca são Minas Gerais, Goiás e Bahia. A analista comercial e de marketing da rede supermercadista mineira ainda destaca que a bandeira já possui algumas unidades em cidades próximas a Belo Horizonte e que o objetivo é conseguir algum parceiro na capital mineira.

Kelly Cristina também ressalta que, neste ano, a rede Smart registrou um crescimento tanto no número de lojas quanto na qualidade dessas operações e dos serviços oferecidos pela empresa, se comparado com 2023. “Então, com certeza, para 2025 a perspectiva é muito maior, de crescimento e de atendimento também”, completa.

Para se tornar um filiado da rede Smart Supermercados, o lojista precisa ter espírito empreendedor, ser comprometido e ter flexibilidade; além de disponibilidade para trabalhar nos padrões estabelecidos pela rede.

Já o perfil das lojas são unidades com mais de 300 metros quadrados (m²) e com pelo menos dois checkouts. Quanto ao desempenho, a marca determina que, o ideal, é possuir faturamento acima de R$ 350 mil.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas