Smartstore pode abrir mais de 30 unidades em Minas Gerais ainda em 2024

A rede de minimercados autônomos Smartstore deve abrir pouco mais de 30 lojas em Minas Gerais ao longo do segundo semestre deste ano. Quatro unidades já estão em fase de implementação e devem ser inauguradas nos próximos dias. Ao todo, a franqueadora já possui 51 operações no Estado, distribuídas por 22 cidades.
De acordo com o diretor comercial e de expansão da empresa, Oberdan Siqueira, a maior presença da marca ocorre em Belo Horizonte; Betim, na RMBH; e em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Já as novas unidades deverão ser abertas, principalmente, nas seguintes cidades:
- Belo Horizonte;
- Contagem;
- Betim;
- Uberlândia;
- Ipatinga;
- Montes Claros;
- Juiz de Fora;
- Poços de Caldas;
- Uberaba;
- Divinópolis;
- Brumadinho;
- Vespasiano;
- Esmeralda;
- Pará de Minas;
- Ibirité;
- Santa Luzia;
- Lagoa Santa;
- Leopoldina.
O avanço no mercado mineiro faz parte do plano de expansão da marca, que também prevê lançamentos tanto no Brasil quanto no exterior. A meta da Smartstore, segundo o diretor, é alcançar a marca de 2 mil lojas no País. Atualmente são cerca de 1,7 mil operações.
A empresa também está presente nos Estados Unidos, com cinco operações em Miami e a projeção para os próximos 24 meses é de mais 120 lojas abertas. Além disso, a rede formou uma joint venture com uma empresa colombiana, com o objetivo de abrir mais 35 unidades no país nos próximos quatro meses. “A Colômbia possui um mercado muito parecido com o brasileiro”, diz.
Quanto ao mercado mineiro, Siqueira avalia que ele figura entre os cinco mais importantes para a rede franqueadora de minimercados autônomos. Além do Estado, destaque também para São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.
O diretor comercial destaca o cuidado que os franqueados de Minas Gerais possuem com o negócio e o fato da população local ter recebido, de forma positiva, o projeto da marca junto aos condomínios. “As operações no Estado são bastante engajadas, onde os moradores atuam de forma aplicada, gerando hábito de compra”, pontua.

Além disso, segundo ele, Minas Gerais oferece inúmeras oportunidades para que a empresa possa se desenvolver na região, tanto nas grandes cidades quanto nas pequenas. Destaque para os potenciais condomínios da capital mineira, que poderiam possibilitar uma futura expansão. Cidades menores oferecem menos espaço para a ampliação, mas não estão descartadas.
O volume de consumidores de um condomínio ou de uma empresa é o fator primordial para a Smartstore abrir uma nova loja. Por isso, Siqueira garante que o tamanho do município, de forma geral, não é algo que interfere decisão final. “Se um município pequeno, como tantos no Brasil, possuir um condomínio com 60 ou 70 unidades, já é viável implantar uma loja”, revela.
O modelo de negócio da Smartstore
O investimento médio inicial para abrir um minimercado da franqueadora é de R$ 35 mil. Desse montante, cerca de R$ 23 mil é destinado para a montagem da nova unidade e os outros R$ 12 mil são de taxa de licenciamento. O diretor comercial e de expansão da rede Smartstore ressalta que o valor de montagem pode variar conforme o tamanho da loja.
O franqueado também deve pagar 5% de royalties à empresa. O capital de giro das operações varia de R$ 4 mil a R$ 8 mil, dependendo do tamanho, o faturamento bruto das lojas é de aproximadamente R$ 16 mil e o lucro líquido está entre 20% e 25%. Já o tempo médio de retorno do investimento pode variar entre oito e dez meses.
Siqueira ressalta, por fim, que a rede oferece uma gama de prestações de serviços aos empresários parceiros, incluindo consultoria na busca por pontos de vendas, treinamentos on-line e auxílio na elaboração de projetos de arquitetura. Além disso, após a inauguração, há acompanhamento financeiro para avaliar o potencial da nova loja.
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