SolaX inaugura capacitação em armazenamento de energia em Uberlândia

A SolaX Power, do setor de armazenamento de energia, inaugurou nesta terça-feira (8) um centro de treinamento para capacitação de profissionais do ramo em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A iniciativa vem em meio à evolução tecnológica e queda geral nos preços das baterias, que surgem como alternativa viável para dar segurança energética em um país como o Brasil, que carece de melhor infraestrutura de energia.
Este é o primeiro centro de treinamento da empresa para o segmento na América Latina. Além de Uberlândia, a empresa pretende oferecer a capacitação neste ano em mais sete cidades mineiras, por meio de um treinamento itinerante, revela o diretor-executivo da SolaX Power, Gilberto Camargos.
Os municípios ainda não foram totalmente definidos, mas, até o momento, a previsão é que sejam:
- Araxá e Patos de Minas, no Alto Paranaíba;
- Belo Horizonte;
- Juiz de Fora, na Zona da Mata;
- Governador Valadares, no Vale do Rio Doce;
- Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri;
- Ipatinga, no Vale do Aço.
Ao todo, a SolaX deve levar o treinamento para 20 cidades no País.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O diretor da empresa ressalta a necessidade de capacitação no mercado de baterias, frente ao que considera um novo passo para a energia solar no País. “O setor de armazenamento de energia já vem de uma demanda nacional pela questão de precariedade da infraestrutura elétrica no Brasil. O armazenamento de energia vem para poder dar um suporte para melhorar a operação do serviço”, explica.

Cerca de 16% de toda a energia consumida no País é desperdiçada com as perdas elétricas no sistema de distribuição de energia, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Além disso, Camargos pontua que as baterias podem auxiliar consumidores e economia local frente a quedas de energia provocadas por eventos climáticos extremos. “Começa a surgir uma demanda por segurança energética, que é quando o consumidor não ficará sem energia nessas situações”, diz.
Ele destaca que, nos próximos cinco anos, a estimativa é que o preço das baterias caia pela metade e o setor de armazenamento de energia nacional cresça 30% ao ano, com investimentos que devem totalizar R$ 22,5 bilhões no mercado brasileiro de baterias até 2030.
O custo mais competitivo torna a alternativa ainda mais atrativa no consumo de energia residencial e comercial. “As baterias chegaram a um patamar de custo e qualidade tecnológica onde já é justificado fazer investimento nessa solução para substituir essa demanda”, analisa.
O espaço da SolaX Power em Uberlândia é equipado com as soluções mais atualizadas do mercado de baterias para oferecer capacitação gratuita e presencial ao chamado “integrador solar”, o agente responsável que faz de fato a instalação fotovoltaica.
Ouça a rádio de Minas