Solides investe R$ 800 mil em desenvolvimento de produtos

A startup mineira Solides, especialista em soluções de Recursos Humanos (RH), está investindo cerca de R$ 800 mil em desenvolvimento de produtos. Após se destacar no País com uma solução b2b de análise comportamental, a empresa se prepara para um novo mercado: o b2c2b. A ideia é oferecer uma boa experiência para o consumidor final e, assim, conseguir uma recomendação para chegar às empresas.
Um dos fundadores da Solides, Alessandro Garcia, explica que o novo produto com esse perfil b2c2b é o Self Coach. Trata-se de um software que oferece uma consultoria automatizada que segue os princípios do coach. Por meio dele, o profissional poderá desenvolver soft skills, que são habilidades comportamentais.
De acordo com o perfil do usuário, a plataforma dará orientações de atividades que poderão ajudar o profissional a melhorar a forma como se relaciona com o outro, como encara mudanças ou conflitos, por exemplo.
“Para o profissional tipo executor, por exemplo, que é muito rápido, mas às vezes atropela as coisas, o software pode sugerir que ele participe de uma reunião sem tomar a frente”, detalha o executivo.
Segundo Garcia, só o Self Coach recebeu cerca de R$ 200 mil em investimento e a expectativa é de que ele seja lançado no fim do ano. De acordo com ele, o software será no modelo freemium, que tem funcionalidades gratuitas, mas se o usuário quiser se aprofundar precisa pagar um plano. O executivo acredita que a experiência da ferramenta fará com que os profissionais recomendem sua utilização nas empresas.
“Esse modelo b2c2b é uma tendência. Aconteceu com o Gympass, aplicativo que dá acesso a academias em todo o País. Ele era focado em pessoas físicas, mas fez tanto sucesso que os usuários o levaram como sugestão de benefício para as empresas. Acreditamos que o Self Coach tem o mesmo potencial: a experiência é apaixonante e pode ser muito útil no ambiente corporativo para o desenvolvimento da equipe”, afirma.
Em 2019 a Solides também vai lançar novas versões de dois softwares que ela já oferece: o de recrutamento e o de gestão de RH. Segundo Garcia, a ferramenta voltada para a análise de candidatos ganhou ainda mais tecnologia de automação, deixando o processo mais ágil e eficiente.
“No RH tradicional o processo de recrutamento é moroso e burocrático. O software automatiza tarefas como triagem de currículos e oferece soluções para algumas etapas do processo, como entrevista com chatbot”, diz.
O executivo destaca que a automatização do RH é uma tendência global. Ele destaca que esse é um setor que costuma ter pouco investimento nas empresas e, por isso, é comum ter muito trabalho para poucos braços. Nesse sentido, as soluções tecnológicas ajudam a equipe, assumindo tarefas que são burocráticas.
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