Soluções baseadas em inteligência artificial são oferecidas por empresas

O ano de 2024 vem sendo considerado o ano da tecnologia, por conta da inovação e ascensão da inteligência artificial (IA). Sua introdução no mercado gerou um grande avanço para o mundo corporativo, além de trazer novas formas de aprendizado e experiência, contribuindo para evolução dos setores. De acordo com material coletado pela Dynatrace, cerca de 61% dos líderes de tecnologia mundiais disseram que aumentarão seus investimentos em IA para acelerar o desenvolvimento e a geração de códigos de forma automática.
O Fórum Econômico Mundial estima que 75% das empresas estão buscando adotar tecnologias como big data, computação em nuvem e IA. Isso mostra o crescimento e a importância das tecnologias emergentes, em especial, a inteligência artificial, para a estratégia das organizações no mercado atual, que buscam cada vez mais maneiras de melhorar a eficiência dos processos internos e dos públicos de interesse.
Diante desse cenário, conheça seis empresas que utilizam a inteligência artificial como fonte de seus serviços ou para promover melhorias em diferentes mercados.
- ChatClass, startup que democratiza o acesso à educação e capacitação via IA e chat. Fundada em 2014 e com sede em São Paulo, a empresa tem o objetivo de democratizar o acesso à educação de qualidade e otimizar processos de gestão por meio do chat com uso de inteligência artificial, em especial o ChatGPT. A startup popularizou o ensino de inglês via WhatsApp no Brasil e criou metodologia via chat três vezes mais eficiente do que o ensino por meio das plataformas tradicionais.
- Hand Talk, startup pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade digital. A empresa que ajuda a quebrar a barreira de comunicação por meio da tecnologia. Há mais de 10 anos no mercado, apresenta duas soluções centrais: o Hand Talk Plugin, solução de acessibilidade para sites de empresas que conta com diversos recursos assistivos, e o Hand Talk App, aplicativo para pessoas interessadas em aprender e traduzir palavras na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua de Sinais Americana (ASL).
- IARIS, startup paraibana especializada em aplicações de inteligência artificial. Fundada em 2021 e com sede em João Pessoa, na Paraíba, a empresa, que atua em aplicações de visão computacional com distribuição SaaS (software como serviço), desenvolve produtos que auxiliam organizações na certificação de processos, tornando-os mais ágeis e seguros. A startup tem dois produtos principais: o EasyProctor e o EasyInspection.
O primeiro, uma solução de monitoramento à distância de provas e exames com IA, já acompanhou cerca de 700 mil exames, o que gerou mais de 3 milhões de alertas de possibilidade de fraudes. E a solução SaaS de auditoria veicular com o uso de IA, EasyInspection, é uma plataforma antifraude para inspeção veicular.
4 – Cuponeria Loyalty, startup que cria soluções de tecnologia para fidelizar clientes de grandes empresas. Fundada em 2011, a startup utiliza de soluções criadas a partir de Inteligência Artificial Preditiva, tecnologia que consegue prever os comportamentos, desejos e necessidades dos clientes para manter seus consumidores engajados, e desta forma consegue criar ofertas e benefícios únicos para a necessidade de cada empresa que possui clube de benefícios e seu público. - Nethone, empresa de soluções de prevenção a fraudes digitais. A empresa possui uma tecnologia proprietária baseada em IA que endereça desafios de fraude para instituições financeiras globais, plataformas e mercados. Suas técnicas avançadas de monitorização e bloqueio protegem contra mais de 100 tipos de riscos de fraude, incluindo anonimização de rede, ferramentas de acesso remoto (RATs), bots, invasão de contas e dispositivos desbloqueados.
- Minds Digital, Voice IDTech pioneira em biometria de voz no Brasil. O Brasil foi reconhecido como um dos que têm os maiores índices de riscos de fraudes pelo Visa Merchant Fraud Report 2023. Com algoritmos próprios da Voice IDTech, a inteligência artificial autentica a voz em até 1 segundo.
A inteligência artificial ajuda a proteger contra ataques como phishing e malware, detectando e prevenindo ameaças, por meio de uma análise de dados com a capacidade de examinar grandes volumes de informações, incluindo transações financeiras e comportamento de compra. A empresa tem contribuído cada vez mais com o ecossistema antifraude e estima prevenir R$ 1,5 bilhão em fraudes nos próximos três anos.
Ouça a rádio de Minas