Starbucks chega ao interior de Minas Gerais

A Starbucks, uma das maiores cafeterias do mundo, acaba de inaugurar sua primeira loja no interior de Minas Gerais. Localizada no primeiro piso do Uberlândia Shopping, na cidade de mesmo nome do Triângulo Mineiro, a unidade é a sétima a ser aberta pela rede no Estado nos últimos quatro meses. A loja do Shopping Cidade, na região Central de Belo Horizonte, deve iniciar as operações em breve.
O DIÁRIO DO COMÉRCIO antecipou, em novembro do ano passado, que Uberlândia possivelmente seria contemplada com uma unidade da cafeteria, já que a marca anunciou em seu perfil no LinkedIn vagas para a loja que seria aberta na cidade. Procurada, na época, a Starbucks não respondeu aos questionamentos da reportagem. Mas dias depois confirmou a informação.
A loja do Uberlândia Shopping tem 120 metros quadrados e estrutura completa a fim de levar a experiência da marca para a região. A operação também conta com um lounge de 70 metros quadrados anexo à loja e oferece blends de cafés especiais como o Starbucks Brasil Blend, que traz uma mistura de grãos brasileiros, além de bebidas artesanais e itens únicos do cardápio brasileiro, como o Starbucks Brigadeiro Frappuccino.
“É motivo de muita alegria termos em nosso empreendimento marcas tão desejadas por nossos clientes e também uma honra receber a primeira loja do Triângulo Mineiro. Temos certeza de que será um ponto de encontro de muito sucesso que chega para incrementar ainda mais o nosso mix”, comemora o superintendente do Uberlândia Shopping, Maurício Morelato.
Inaugurado em março de 2012, o mall conta com 225 operações, distribuídas em mais de 53,4 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL), algumas inéditas na região como JohnJohn, House of Samsonite, Richards e Leroy Merlin, grandes âncoras de moda como Riachuelo, C&A e Renner, 18 operações na praça de alimentação, hipermercado BIG e cinco salas de cinema Cinemark.
Starbucks em Minas Gerais
A primeira loja da Starbucks em solo mineiro foi inaugurada em meados de novembro, no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na RMBH, próximo ao check-in 2. No fim daquele mesmo mês, foi a vez das operações do Boulevard Shopping e do BH Shopping, nas regiões Leste e Centro-Sul da Capital.
Em dezembro, o Aeroporto Internacional recebeu mais duas lojas: uma no primeiro pavimento, próxima ao embarque de passageiros e outra na sala de embarque. Já no início deste mês, o Minas Shopping, na região Nordeste de Belo Horizonte, ganhou sua unidade.
Conforme a Starbucks, para garantir uma experiência da rede consistente, também foi inaugurado um Centro de Treinamento no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Nessas instalações, os baristas participam de programas de treinamento que abrangem certificações de baristas, práticas de atendimento ao cliente, rotinas operacionais e cursos sobre a indústria do café, qualidade e segurança alimentar. O local vai servir para capacitar futuros funcionários da rede no Estado.
Mas a expansão não para por aí. Também no fim de 2021, o CEO da BH Airport (concessionária que administra o terminal), Kleber Meira, revelou que o aeroporto poderia receber uma quarta operação. De acordo com o executivo, a nova unidade seria na área de embarque do Terminal 1, que atualmente está em reforma, com conclusão prevista para 2022.
Conforme publicado, a decisão de abrir mais uma loja no terminal se dá em meio ao grande sucesso do primeiro ponto de venda da rede internacional em Minas. Segundo Meira, a unidade foi a terceira em número de vendas em dezembro, em todo o Brasil e a primeira no índice de vendas por metro quadrado.
SouthRock
As unidades brasileiras da Starbucks são operadas pela SouthRock. Fundada em 2015, com sede em São Paulo, em 2017 a SouthRock iniciou suas operações por meio de B.A.R. (Brazil Airport Restaurants), operadora multimarcas de alimentos e bebidas nos aeroportos do Brasil, quando foram inauguradas suas primeiras lojas no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Em 2018, a empresa assinou um contrato de licenciamento exclusivo com as marcas Starbucks Brasil e com TGI Fridays, que os concedeu o direito de operar as marcas em todo território nacional.
Ei, você sabe o que é Segurança Energética?
Segurança energética é a oferta e disponibilidade de serviços energéticos a todo momento, em quantidade suficiente e a preços acessíveis, segundo a Agência Internacional de Energia. Porém, no Brasil, nossos diferentes modelos de fornecimento foram afetados pela pior seca (estiagem de chuvas) dos últimos 91 anos. Você sabe como isso afetou a sua vida?
O governo precisou adotar medidas administrativas que estimulam a consciência de consumo nas pessoas. Uma delas é a mudança nas regras de bandeiras tarifárias. E acredite, isso impactou a sua conta de energia de alguma forma. Porém, estamos vivendo um período de chuva após chuva desde o início de 2022. Isso indica que os reservatórios das hidrelétricas estão enchendo e o valor das bandeiras tarifárias pode ser reduzido?
Essa é a resposta que a Sociedade Mineira de Engenharia (SME), juntamente com o jornal DIÁRIO DO COMÉRCIO, está em busca por meio de contato com referências do setor.
Acontecerá um evento sobre este assunto. Participe. Será no dia 16 de março. Faça sua inscrição prévia e garanta informações em primeira mão para ocupar uma das cadeiras limitadas. Link de inscrição.
Ouça a rádio de Minas