Startup aposta em diversificação e leva painéis de LED pelo Brasil

A LED Expert, fundada em 2017 na cidade de Montes Claros, no Norte de Minas, vem trabalhando para a diversificação do público alvo da linha de painéis de LED. Ainda bastante voltados para a mídia DOOH (Digital Out of Home), que usam monitores digitais para a exibição de anúncios, os painéis têm sido cada vez mais utilizados na cenografia de shows e espetáculos, na ambientação de pontos comerciais e até como opção de decoração em residências.
Essa diversificação do uso dos painéis de LED tem elevado as vendas em 50% ao ano e também a expandir a rede via abertura de lojas próprias. De acordo com o sócio da LED Expert, Rafael Lima, novos usos, como nas fachadas de lojas, ambientes internos de igrejas e auditórios, e como painel de informações, são algumas das opções que mais crescem.
“Somos uma marca de painéis de LED. Os nossos clientes, normalmente, são as empresas que alugam o painel, principalmente para eventos. Fabricamos painéis personalizados para todos os segmentos, sendo o principal segmento de DOOH para o Brasil todo. Damos consultoria sobre o melhor equipamento e a estrutura para a instalação. Também acompanhamos para garantir que o cliente tenha o melhor uso. Quero que ele fature e instale mais painéis pelas cidades”, explica Lima.
Atualmente, são cinco lojas da LED Expert instaladas em Salvador (BA), São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ), além de Montes Claros,’ e um centro de distribuição (CD) em Belo Horizonte. O plano de expansão prevê a abertura de outras unidades próprias e também o franqueamento da marca em breve.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O mercado mundial de displays de LED valia US$ 15,3 bilhões em 2022, com previsão de bater os US$ 23,3 bilhões até 2030, com um CAGR de 7,5% entre 2023 e 2030, de acordo com um novo relatório da Zion Market Research.
O foco da startup mineira continua sendo o Brasil, inclusive com a entrada no mercado de mídia. O objetivo é fazer a ponte entre as agências de publicidade e os clientes da LED Expert, facilitando o acesso aos anúncios que podem, inclusive, já financiar a compra do painel. Uma futura expansão pela América do Sul, porém, não é descartada para o médio prazo a partir de fusões e aquisições.
“Ainda estamos definindo o modelo de franquia e tem bastante gente interessada. As lojas funcionam como um showroom, onde demonstramos os diferentes usos e os diversos formatos dos painéis de LED. Eles podem ser curvos em diferentes ângulos e ser de diferentes tamanhos. O nosso painel foi feito para durar garantindo a qualidade da imagem”, destaca.
Um ponto de atenção para a expansão da LED Expert é a falta de mão de obra qualificada. Apostando no trabalho remoto, a empresa tem 33 colaboradores espalhados pelo Brasil. Outra questão importante é o estabelecimento de uma política de responsabilidade ambiental.
“Precisamos de uma mão de obra muito especializada porque competimos com empresas muito grandes. Então, buscamos pessoas que tenham a visão de crescer conosco. Sob o ponto de vista do meio ambiente estamos construindo uma política de logística reversa. Como somos uma empresa ainda recente e com produtos duradouros, ainda não tivemos essa necessidade, mas esse é um tema para o qual já buscamos soluções”, completa o sócio da LED Expert.
Ouça a rádio de Minas