Negócios

Startup de moda circular e brechó on-line recebe aporte de R$ 7,5 milhões

Startup de moda circular e brechó on-line recebe aporte de R$ 7,5 milhões
Crédito: Freepik

O Repassa, startup de moda consciente e maior brechó on-line do Brasil, fundado em 2015, acaba de anunciar uma captação de R$ 7,5 milhões liderada pela Redpoint eventures, referência investimentos venture capital no País, com participação da Bossa Nova Investimentos. Com o aporte, o Repassa projeta crescer 10 vezes nos próximos dois anos, ampliando o ciclo de vida de aproximadamente 70% das roupas que ficam paradas no guarda-roupa das pessoas.

O valor vem sendo aplicado em três principais frentes do Repassa: estruturação do complexo onde funciona a nova sede da empresa – um galpão de 3.200m² localizado na Barra Funda e capacidade de 500 funcionários; desenvolvimento de uma nova plataforma de e-commerce que deve melhorar a experiência de compra e a navegabilidade do site, incrementando o volume de vendas em até 30%; além do lançamento do Parceiros do Bem, uma plataforma de soluções e experiências para incluir varejistas de moda no ciclo da economia circular, promovendo impacto social e ambiental.

O Repassa foi criado com o objetivo de gerar impacto ambiental e social positivos ao aumentar o ciclo de vida das roupas, uma vez que a moda é a segunda indústria mais poluente do mundo, e ao vender uma peça usada, dilui-se 82% desse impacto. “Uma peça usada é tão útil quanto uma nova, mas até 90% mais barata, muito mais sustentável e exclusiva. Ao aumentarmos o ciclo de vida das roupas das pessoas, também entregamos uma solução de economia circular para marcas de varejo de moda. Dessa forma, conseguimos minimizar esse impacto ambiental, explica o fundador e CEO do Repassa, Tadeu Almeida.

Nos últimos três anos, a venda de roupas de segunda mão cresceu 21 vezes mais rápido do que o varejo tradicional de moda, com projeção de alcançar 1,5 vez o tamanho do mercado de fast fashion até 2028.

Em 2019, o Repassa recebeu 31 mil pedidos e a expectativa é mais do que dobrar esse volume até o final deste ano. Além disso, a empresa estima que a economia para consumidores do brechó deve chegar a R$ 30 milhões até dezembro. No mesmo período, cerca de R$ 850 mil devem ser destinados às ONGs parceiras por meio do repasse de créditos de roupas vendidas por clientes da plataforma.

Desde a sua fundação, por meio da ampliação do ciclo de vida das roupas, o brechó já gerou economia de mais de 553 milhões de litros de água e 13 milhões de Kw/h de energia elétrica, além de evitar que 2,4 toneladas de CO² fossem emitidas na atmosfera.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas