Startup Envolve adere à iniciativa da ONU

O Pacto Global é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa apoiar empresas a adotar e promover 10 princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Além disso, as incentiva a seguir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – plano de ação desenvolvido para dar vida a um mundo mais justo até 2030.
A rede está ramificada em quase 170 países, incluindo o Brasil, onde tem mais de 1.400 integrantes. Uma das mais recentes signatárias do Pacto Global é a Envolve Bioembalagens (envolve.eco.br), startup que desenvolveu a primeira tampa ecológica produzida em escala industrial no mercado nacional. O produto, também conhecido como ecowrap ou simplesmente pano de cera, é uma embalagem sustentável feita a partir de tecido 100% algodão e impermeabilizado com cera de abelha, que protege e conserva alimentos. Com durabilidade aproximada de 1 ano, o tecido encerado é uma alternativa sustentável ao plástico filme, produzido a partir de fontes não renováveis e com baixo índice de reciclabilidade.
Ao se juntar ao Pacto Global, a Envolve Bioembalagens dá mais um passo em seu compromisso de impactar positivamente os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Saúde e Bem-Estar (ODS 3), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) e Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12). Uma das formas de atingi-los está em seu projeto social com mulheres carentes, que permite a elas ficarem com parte da renda da produção dos ecowraps para subsistência.
O Pacto Global fornece aos membros acesso a ferramentas que contribuem para ampliar o envolvimento das empresas com os temas de sustentabilidade e em discussões na área, além de possibilitar a participação em programas locais e internacionais. As companhias, por outro lado, se comprometem a reportar anualmente o progresso em relação aos dez princípios.
Proposta – A Envolve Bioembalagens surgiu em 2018 com o propósito de impactar positivamente a relação de equilíbrio entre consumo, redução do desperdício de alimentos e cuidado com o meio ambiente. Sua embalagem sustentável é feita a partir de um pedaço de tecido 100% algodão, impermeabilizado com uma mistura de cera de abelha, breu e óleo de coco.
O consumidor pode escolher entre mais de 30 estampas personalizadas, que estão em constante renovação, em quatro diferentes tamanhos e um modelo específico de porta sanduíche. Lavável e reutilizável, sua durabilidade é de 150 usos, ou cerca de um ano. Biodegradável, ao final de sua vida útil o pano de cera pode ser destinado à compostagem, mantendo assim a matéria-prima e recursos biológicos na cadeia de produção e consumo e diminuindo a utilização de aterros sanitários.
O ecowrap passou por testes e validações realizados junto a órgãos como o Ministério do Meio Ambiente, a Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps), o Instituto Lixo Zero e o The Founder Institute. Trata-se da primeira embalagem sustentável produzida em escala industrial no mercado nacional.
Ouça a rádio de Minas