Negócios

Startup mineira cria ferramenta que agiliza processos no setor de seguros

Na prática, a tecnologia utilizada simplifica toda a jornada de contratação do seguro de vida, seja por meio de corretores de seguros ou de canais digitais
Startup mineira cria ferramenta que agiliza processos no setor de seguros

Com sede em Belo Horizonte, a Azos, empresa de desenvolvimento de tecnologia que, em parceria com a seguradora Excelsior, vem inovando na criação e na distribuição de seguros pessoais, tem registrado crescimento anual significativo.

Em menos de dois anos de atuação, a insurtech já alcançou a marca de R$ 25 bilhões em capital segurado. Insurtech é um termo do mercado de seguros, que une as palavras do inglês: “insurance” e “technology”, ou seja, a combinação entre seguradoras e tecnologia. São empresas e startups que seguem a tendência global de transformarem serviços tradicionais em digitais.

Na prática, a tecnologia utilizada simplifica toda a jornada de contratação do seguro de vida, seja por meio de corretores de seguros ou de canais digitais. A empresa, que trabalha principalmente com seguro de vida, desenvolveu uma inteligência artificial própria, que eles chamam de Fred.

O sistema propõe a otimização do tempo de emissão da apólice e tem sido adotada em todos os produtos da empresa. “Enquanto um processo tradicional costumava levar até 10 dias para acontecer, por exemplo, a ferramenta consegue emitir uma apólice entre 10 minutos a 1 dia útil”, exemplifica o CEO da Azos, Rafael Cló.

Para 2024, a Azos planeja lançar novas coberturas para o mercado brasileiro. A empresa irá intensificar os movimentos iniciados em 2023, como a ampliação das parcerias com escritórios de investimentos e corretoras. O crescimento da carteira de corretores por todo o País também segue sendo uma prioridade.

Em 2023, a empresa deu início aos atendimentos presenciais em oito cidades pelo Brasil – entre elas, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e Porto Alegre. Este ano, o objetivo é consolidar as operações presenciais em todas as regiões do País.

Com 10 produtos no mercado de seguro de vida, entre eles os seguros de doenças graves e invalidez, a empresa anunciou a expansão dos negócios para o mercado de investimentos recentemente. A insurtech desenvolveu um produto específico e direcionado aos grandes escritórios de investimentos, para facilitar a venda e gestão do seguro de vida em apenas uma interface. Escritórios relevantes do mercado, como Invest Smart, Warren, EQI e Guide, foram algumas das que já se interessaram pela solução.

O objetivo da empresa para 2024 é se consolidar ainda mais no mercado de seguros pessoais. Para isso, a insurtech espera liderar as iniciativas de inteligência artificial no setor. Rafael Cló revela ainda que, no primeiro semestre, a Azos deve lançar novas ferramentas próprias exclusivas, que já estão em fase de testes.

“Nosso objetivo é sempre ser mais eficiente. Para este ano, estamos focando na expansão geográfica e no aumento do rol de produtos”, comenta Rafael Cló. O gestor explica ainda que para alcançar as conquistas, os corretores têm se tornado importantes protagonistas no processo de desenvolvimento de novas coberturas e lançamento de melhorias na plataforma de tecnologia.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas