Startup organiza 3 milhões de entregas por mês

Se, por um lado, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e as medidas de distanciamento social recomendadas pelas autoridades mundiais de saúde estão impactando negativamente muitos setores, por outro está alavancando atividades de forte presença no ambiente virtual. Este é o caso do setor logístico.
Prova disso é a Comprovei, startup de tecnologia para logística, sediada em Itajubá, no Sul de Minas, que segue otimista com os negócios e operações para este exercício.
Mesmo diante dos desafios impostos pela doença em todo o País, a empresa prevê um crescimento de 35% neste ano na comparação com o anterior, chegando a R$ 5 milhões de faturamento até o final de 2020.
De acordo com o CEO da Comprovei, Halley Takano, a manutenção do otimismo tem ocorrido graças à diversidade da carteira de clientes, que se divide, neste momento, entre segmentos que estão bastante aquecidos e outros que, de fato, estão sofrendo com a crise imposta pelo novo coronavírus.
“Um segmento compensa o outro. Temos uma participação relevante de empresas de medicamentos e alimentos, que são atividades essenciais e, mesmo com as medidas de restrição, estão em pleno funcionamento. Graças a esse movimento nossa receita está se mantendo no mesmo nível desde o início do ano, o que nos permite manter as projeções para 2020”, comentou.
Conforme o executivo, há, inclusive, demanda de novos clientes de operações logísticas, que buscam adotar a plataforma oferecida pela Comprovei justamente para aprimorar os serviços junto aos clientes.
A expectativa é de que essas empresas ingressem no sistema no segundo semestre. “Muitas empresas estão buscando oferecer um potencial competitivo para poderem ser contratadas. Estamos registrando alta demanda deste setor também”, completou.
Outro fator que deverá impulsionar os negócios é que, no final do ano passado, a empresa fechou um grande contrato com a Basf para fazer a gestão de comprovação de entregas da empresa em cinco países na América Latina, além do Brasil.
Além disso, em abril, a logtech foi escolhida pela empresa do ramo de alimentação Wickbold para otimizar todo o controle dos produtos que saem para os pontos de venda e os que retornam.
Ainda assim, a empresa reviu algumas metas e espera manter o nível de 3 milhões de entregas mensais em 2020. Antes, eram 5 milhões por mês.
A Comprovei monitora cada etapa da entrega, desde a coleta, passando por transbordo até a última milha de entrega ao cliente, apontando exatamente onde se encontra a carga e podendo até antecipar possíveis atrasos. Conforme Takano, por meio da plataforma, o embarcador ou transportador tem total controle sobre a movimentação dos produtos, até obter a comprovação de cada entrega em seu destino.
A ferramenta é voltada para distribuidores, atacadistas, indústrias, redes de varejo, transportadoras e operadores logísticos. Oferece gestão em tempo real de entregas e permite o acesso a informações que mostram quais transportadoras e motoristas prestam um melhor serviço graças aos relatórios de produtividade.
Em 2019 foram 38 milhões de entregas comprovadas, 452 milhões de volumes rastreados, 1,7 milhão de viagens monitoradas para mais de 5 mil cidades no Brasil, 1,700 mil entregas monitoradas fora do País e 70,6 mil usuários ativos (motoristas) no aplicativo.
Atualmente, a empresa conta com 59 clientes ativos, dos quais 31 tiveram os contratos negociados no ano passado. Aurora Alimentos, Basf, Britivc ebba (maior fabricante de bebidas não alcoólicas do mundo, detentora das marcas Maguary e Da Fruta) e Gerdau são alguns exemplos dos clientes conquistados pela companhia em 2019.
Ouça a rádio de Minas