Startups aproveitam folia em BH para ampliar capilaridade

13 de março de 2019 às 0h05

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Abreu: Carnaval foi um sucesso para o comOferta.com, que aumentou a base em 20% - Foto: Divulgação

Não é novidade que o Carnaval movimenta o comércio e os hotéis em Belo Horizonte. Mas, para além dos segmentos diretamente beneficiados pelo feriado, há setores que também ganham um “empurrãozinho” da festa mais popular do ano. É o caso do segmento de tecnologia da informação e de suas startups com soluções que fizeram sucesso no Carnaval. Em Belo Horizonte, os aplicativos e as plataformas digitais com serviços diversos aproveitaram o movimento para aumentar a base de usuários, a popularidade e também a receita.

Oportunidade – É o caso do comOferta.com, aplicativo colaborativo de compartilhamento de ofertas em estabelecimentos. A plataforma foi idealizada pelo empreendedor Feliciano Abreu, que também é criador do site MercadoMineiro, e funciona como um concentrador de ofertas de diversos estabelecimentos na cidade. De acordo com Abreu, no Carnaval, o aplicativo foi muito solicitado para a busca de ofertas específicas, como bebidas alcoólicas, carne para churrasco, água mineral e, já no fim do feriado, medicamentos e peixes para o início da quaresma.

“O Carnaval foi um sucesso para o aplicativo: aumentamos em 20% nossa base de usuários”, comemora. O empreendedor explica que, além do usuário final, muitos ambulantes utilizaram o aplicativo para garantir a compra de produtos como água e cerveja a um custo mais baixo.

“Percebemos que o ComOferta já é utilizado nesse segmento B2B e ficamos muito felizes de saber que a ferramenta possibilita essa economia ao ambulante. O que oferecemos é um ganha-ganha para todos: para o cliente final, para o ambulante que vai revender e para o varejista, que nem sempre consegue divulgar rapidamente seu produto”, afirma.

De acordo com Abreu, a startup lucra a partir de uma estratégia de gamificação do aplicativo. Na medida em que usuários cadastram e compartilham as ofertas que vêm, eles ganham pontos que podem ser trocados por vales-compras em estabelecimentos. A startup cobra dos estabelecimentos uma quantia para participarem dessa estratégia de gamificação.

Bebida – Outra startup que tem boas lembranças do Carnaval belo-horizontino é a BeerMine, que criou uma máquina que automatiza a venda de chope. Em uma tela touch screen o cliente seleciona as especificidades do chope, faz um cadastro para comprovar que tem mais de 18 anos, paga e recebe um código em seu celular referente à bebida comprada. Depois se dirige à chopeira, informa o código e pega o seu chope na hora. Até o momento, a BeerMine tem duas máquinas instaladas na Capital, sendo uma no espaço de inovação Órbi Conecta, no bairro Lagoinha, e outra no Shopping Cidade, no Centro.

De acordo com fundador da BeerMine, Álvaro Barbosa, os primeiros dias do feriado de Carnaval foram os mais lucrativos para a empresa. Segundo ele, as vendas mais que dobraram, principalmente na sexta-feira e no sábado pré-Carnaval. “As pessoas estavam de folga, não tinham preocupação com beber e trabalhar, então aproveitaram mais. No Carnaval começamos a vender logo de manhã, o que não é comum em dias tradicionais”, afirma. Segundo ele, a expectativa da empresa é instalar 30 máquinas na cidade este ano. A máquina é recomendada para espaços como coworkings, eventos, aeroportos e condomínios.

Segmentação – Em Belo Horizonte, há pouco mais de seis meses, a plataforma digital de mobilidade urbana exclusiva para mulheres, Venuxx, também aproveitou a movimentação do Carnaval para divulgar a marca. A COO da empresa, Gabrielle Jaquier, destaca que a capital mineira vem respondendo muito bem à proposta da Venuxx e já se consolidou como a praça que mais cresce em número de motoristas. “O público aceitou muito bem o aplicativo e no Carnaval tivemos a oportunidade de alcançar mais mulheres. Belo Horizonte tem um dos maiores carnavais de rua e isso nos beneficiou, pois gerou uma grande movimentação de pessoas”, afirma.

Gabrielle Jaquier lembra que a plataforma oferecida pela empresa ganhou ainda mais destaque no Carnaval justamente pela proposta de ser um canal exclusivo para as mulheres. “Infelizmente no Carnaval os índices de assédio às mulheres crescem, então ter um aplicativo de transporte que lida com esse assunto e traz segurança para as mulheres é muito importante”, diz.

Ela lembra que o início do Carnaval coincidiu com o lançamento de uma nova tecnologia da Venuxx, que é o de reconhecimento facial. Ela traz mais segurança no momento do cadastro de motoristas e passageiras, que precisam fornecer seus documentos e passar pelo reconhecimento facial.

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