Startups da Zona da Mata vencem programa Agita do Sebrae Minas
Com o intuito de fomentar a inovação na região e dar suporte ao desenvolvimento de novas ideias de negócios, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) e a Escola do Sebrae de Formação Gerencial (EFG) realizaram, em fevereiro, o Demoday Agita Zona da Mata, que marcou o encerramento do programa Agita, a agitadora de negócios da Escola do Sebrae. O programa tem o objetivo de apoiar jovens empreendedores na geração de novos negócios, desenvolvendo ideias em um ambiente de muito aprendizado e vivência de mercado.
A vencedora do Demoday foi a startup Autonoma Way Sistemas Inteligentes, dos empreendedores João Celson Júnior, Andressa Rodrigues Ferreira e Victor Mautone. A empresa desenvolveu uma solução que, através de um sistema web e mobile, entrega aos gestores dados em tempo real, apontamentos e diagnósticos enxutos sobre a eficiência da sua indústria, com o intuito de colaborar com decisões mais assertivas.
A ideia do negócio surgiu da percepção dos empreendedores de que as pequenas indústrias não têm controle automatizado de seus dados, produzidos de forma manual. Com isso, não há controle das informações geradas e elas acabam se perdendo, na maioria das vezes.
Em 2017, a Autonoma Way Sistemas Inteligentes também foi vencedora do Hackathon – soluções para a indústria, uma parceria entre Sebrae Minas e Fiemg Regional Zona da Mata.
As startups Cardoso & Larmarca e PSA – Peças e Serviços Automotivos foram as 2ª e 3ª colocadas no Demoday, respectivamente. A solução apresentada pela Cardoso & Larmarca foi uma farinha de bagaço de malte enriquecida, destinada a veganos, vegetarianos e ao público fitness, já que o produto possui alta porcentagem de proteínas, gerando valor com um material que seria descartado. A inovação está em criar um produto de alto valor agregado a partir de uma matéria-prima barata.
Já a solução apresentada pela PSA foi um sistema para conectar clientes com automóveis a mecânicos especializados, de forma simples e direta. Neste caso, a proposta de valor está em diminuir o risco das transações. Os clientes ficam mais seguros e tranquilos com relação à qualidade e ao valor cobrado e os mecânicos atraem mais clientes e diminuem a inadimplência.
O Demoday foi um espaço para a apresentação das ideias que foram trabalhadas durante três meses por jovens empreendedores de Juiz de Fora.
Os três primeiros colocados foram premiados com um valor em dinheiro para consultorias tecnológicas do Sebraetec, programa do Sebrae Minas que oferece o acesso subsidiado a serviços tecnológicos e de inovação, visando a melhoria de processos, produtos e serviços ou a introdução de inovações nas empresas.
Suporte – O programa Agitta é uma iniciativa da Escola do Sebrae, que nasceu com a proposta de dar suporte ao desenvolvimento de novas ideias de negócios, em um ambiente de muito aprendizado e oportunidades, com foco na vivência de mercado. Com três meses de duração, o programa oferece capacitações, mentorias, palestras e workshops, além do networking com especialistas do Sebrae e do ecossistema de startups.
Essa foi a primeira edição do programa na Zona da Mata, que teve início com a participação de dez startups, com propostas de negócios em diversas áreas. Ao todo, foram 12 semanas de duração do Agita.
Ouça a rádio de Minas