Negócios

Startups mineiras têm até 10 de maio para se inscrever para o Capital Empreendedor

Programa do Sebrae capacitará negócios inovadores para se aproximarem de investidores
Startups mineiras têm até 10 de maio para se inscrever para o Capital Empreendedor
Crédito: Reprodução Freepik

Startups mineiras que desejam receber investimentos para consolidar seus modelos de negócios poderão se inscrever até 10 de maio para o novo ciclo do programa Capital Empreendedor.

A iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae_ tem o propósito de orientar e capacitar empresas e negócios inovadores para se aproximarem de investidores em todo o país. Os interessados podem se inscrever por meio do site.

Entre 2018, no primeiro ano do Capital Empreendedor, até o momento, o volume de investimentos por meio da iniciativa já chegou a um total de R$ 326 milhões, com 263 startups investidas em todo o Brasil. Mais de 1,5 mil empresas, em diversos estágios de maturidade, receberam capacitações direcionadas para obter recursos para impulsionar seus negócios.

“É uma iniciativa inovadora que ajuda os negócios a crescerem e a se aproximarem de investidores, além de acompanhar todas as etapas até a maturação da empresa. Os empresários também podem aproveitar as diversas mentorias e workshops para aplicar os conceitos no dia a dia na condução de suas empresas”, explica o analista do Sebrae Minas Fabiano Alves Pereira.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Neste ano, serão selecionadas até 450 startups que possuam como valores norteadores a inovação, inclusão e sustentabilidade; que estejam enquadradas no estágio de operação ou tração, que tenham CNPJ válido e estejam faturando. O programa é dividido em etapas que permitem aos participantes entender a dinâmica do investimento de risco, ampliar seu networking, identificar o modelo de investimento mais adequado para o momento de sua startup, aproximar e negociar com investidores de todos os estágios.

Vencedora de Minas Gerais

Na edição passada, a startup mineira GRPRO, de Alfenas, conquistou o título de “Negócio Destaque” no programa, com sua solução inovadora para o mercado de franchising. Criada em 2018, a empresa já reúne mais de 30 soluções para franquias, como gestão de compras, finanças e área de gestão de marketing. Ao todo, mais de 50 startups mineiras se inscreveram para participar da sexta edição do programa.

“Começamos a ter um aprofundamento neste capital intelectual com mentorias, workshop e a presença de profissionais qualificados na avaliação de nossos dados. A jornada é extremamente válida, pois temos um nível de profissionalismo muito grande. Temos feito um trabalho focado em resultados”, afirma a CEO da GRPRO, Etiene Rocha.

Cronograma de atividades

Workshop de Pitch – início em maio (on-line)

  • Dicas práticas sobre problema, público-alvo, solução e modelo de receita.
  • Entender sobre as métricas e dados relevantes.
  • Orientações sobre como deixar o pitch atrativo para investidores.

Workshop de Preparação para Investimentos – início junho (online)

  • Dicas práticas para conquistar investidores e identificar as melhores propostas
  • Aproximação com os players do ecossistema de capital de risco nacional e local
  • Conexão com investidores e consultores jurídicos

Mentorias – de julho a outubro (on-line)

  • Encontros individuais e coletivos
  • Ferramentas para amadurecimento do negócio
  • Apoio na criação da tese de investimento

Circuito de Investimentos – 26 e 27 de novembro – São Paulo (Presencial)

  • Oficinas coletivas de preparação para interação com investidores
  • Networking e geração de negócios
Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas