Startups são finalistas em Harvard
Três startups que fazem parte do Academic Working Capital (AWC), iniciativa de empreendedorismo universitário do Instituto TIM, foram selecionadas para participar do Brazil Conference 2019 nos EUA. Esta é a primeira vez que projetos mentorados no AWC serão apresentados fora do Brasil para uma banca de jurados formada pelos principais nomes do mercado de fundos de investimento e capital de risco do mundo. O vencedor da disputa, que conta com outros dois projetos brasileiros, ganhará um prêmio de R$75 mil para o desenvolvimento do projeto e o segundo lugar será recompensado com R$ 25 mil.
Até a final em abril, equipes receberão treinamento e mentoria de investidores, empresários e alunos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Harvard. As startups da AWC selecionadas são a Aqualuz, a Helidrop e a NextCam, que possuem projetos que utilizam a tecnologia para resolução de problemas do País como saúde, educação e meio ambiente.
“Ter três projetos do Academic Working Capital como finalistas da competição é um reconhecimento do trabalho que o Instituto TIM faz há cinco anos para estimular a criatividade e o empreendedorismo de jovens talentos brasileiros. Sentimos muito orgulho de poder levar o trabalho dessas startups para fora do território nacional”, destaca o presidente do Instituto TIM, Mario Girasole.
Leia também:
TIM oferece chance para clientes virarem Beta
Sistema mecatrônico de filtragem – A equipe Aqualuz desenvolveu um sistema mecatrônico de filtragem baseado em luz solar, com o propósito de ajudar a resolver um dos maiores problemas de acesso à água potável, que afeta a região do semiárido. A Helidrop trabalha com o nicho de defensivos agrícolas e desenvolveu um equipamento e um modelo de negócio que oferece pulverização. O equipamento utilizado é um Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado), com alta capacidade de carga para melhorar o combate às pragas. Já a NextCam observou que o setor da construção civil apresenta alguns problemas relacionados à segurança do trabalho e, pensando nisso, desenvolveu uma tecnologia que tem como base a inteligência artificial, utilizada para identificar riscos e realizar ações preventivas em cada etapa da obra. Câmeras com indicadores realizam esse monitoramento.
“Esses jovens terão a chance de participar da Brazil Conference que reunirá os maiores nomes do mercado debatendo questões importantes para o futuro do País e das empresas que eles estão desenvolvendo. Queremos impulsionar cada vez mais ideias inovadoras e startups focadas em desenvolver soluções que terão impacto real no dia a dia das pessoas”, afirma o coordenador do projeto AWC, do Instituto TIM, Diogo Dutra.
Publicidade Legal
Impresso
Ver outras datasDigital
- REQUERIMENTO DE LICENÇA BEVAP - BIOENERGETICA VALE DO PARACATU S/A
- ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA REALIZADA EM 15 DE MAIO DE 2026 TRANSFORMADORES E SERVICOS DE ENERGIA DAS AMERICAS S.A.
- ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 22 DE JANEIRO DE 2026 TRANSFORMADORES E SERVICOS DE ENERGIA DAS AMERICAS S.A.
- ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2025 TRANSFORMADORES E SERVICOS DE ENERGIA DAS AMERICAS S.A.
- ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 03 DE DEZEMBRO DE 2025 TRANSFORMADORES E SERVICOS DE ENERGIA DAS AMERICAS S.A.
- ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 08 DE MAIO DE 2026 TRANSFORMADORES E SERVICOS DE ENERGIA DAS AMERICAS S.A.
Ouça a rádio de Minas