Startups usam parcerias para operar fora do Brasil

27 de agosto de 2019 às 0h05

img
A Plataforma Verde é uma startup que oferece um sistema virtual de gestão de suprimentos e resíduos em cadeias produtivas - Crédito: Reprodução

São Paulo – Ao ampliar a operação de seu negócio para fora do País, empreendedores têm três caminhos possíveis: fazê-lo por contra própria, comprar uma empresa estrangeira e assumir suas operações ou buscar parcerias – rota na qual startups têm apostado.

“Essa é, geralmente, a forma mais acertada de começar”, opina a gerente de apoio a empreendedores da Endeavor, Maria Fernanda Musa.

Fundador da Plataforma Verde, startup que oferece um sistema virtual de gestão de suprimentos e resíduos em cadeias produtivas, Chicko Sousa pensou o mesmo.
Criada em 2016, a empresa tem 66 funcionários e escritórios em São Paulo, Londres e Los Angeles, por meio dos quais atende negócios do Brasil, do Chile, da Inglaterra e dos Estados Unidos. No total, a Plataforma Verde tem mais de 70 mil clientes cadastrados.

Desde o início Sousa tinha planos de expandir sua atuação para fora do Brasil, porque, em sua opinião, ser global é uma necessidade.

“Empresários focam o Brasil pensando que é um mercado grande e seguro, só que o mundo está cada vez mais conectado, e a competição não respeita fronteiras”, diz Sousa.

Com a ajuda de programas de internacionalização do governo federal, Sousa teve contato com investidores e potenciais clientes estrangeiros, com quem firmou parcerias.

Assim, quando começou a oferecer seu produto para o exterior, já tinha vendas garantidas para companhias do país de destino.

Segundo o subsecretário de Inovação do Ministério da Economia e responsável pelo programa StartOut Brasil, Igor Nazareth, essa atitude faz a diferença no sucesso dos projetos de internacionalização.

“É claro que para a empresa sair do país é preciso ter um certo grau de maturidade, já ter os modelos de negócio validados, mas é esse preparo prévio para expandir, buscar mercados e parceiros, que faz a diferença”, afirma.

Embora não seja fácil, a expansão internacional de produtos digitais, como o da Plataforma Verde, pode ser considerada mais simples se comparada com a exportação de produtos fabricados.

Nesses casos, outra forma de parceria que facilita a internacionalização de uma marca é com negócios que distribuam seu produto.

Higiene pessoal – Foi o que fez a Aya Tech, startup que participou de uma ação do StartOut Brasil no Chile no início do ano. Criada nove anos atrás, a empresa desenvolve produtos de higiene pessoal.

Após estudar vários mercados, a fundadora da Aya Tech, Fernanda Checchinato, diz ter escolhido o Chile pelo custo baixo, pela proximidade e pela cultura. “Lá é comum as pessoas carregarem na bolsa pequenos frascos de cosméticos bactericidas”, diz.

Por meio do StartOut, a empresária teve seu primeiro contato com distribuidores locais e, a partir daí, começou a desenhar o plano de comercializar seus produtos no país no ano que vem.

“Ainda não vendemos lá porque, diferentemente de startups que trabalham com softwares, o nosso produto é físico e, ainda por cima, químico. Temos que passar por várias etapas de regulamentação, mas já temos dois parceiros prontos para distribuir”, diz.

Fernanda começou a fazer, por conta própria, contato com farmácias, que devem se tornar clientes. Segundo ela, a ajuda de programas de conexão entre empresas é grande, pois aproximam o empreendedor de agentes locais e auxiliam na apresentação do produto. “Mas também dá para ir de porta em porta e fazer os contatos sozinho.” (Folhapress)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail