Statum cria solução para monitorar barragens

É consenso mundo afora que nem Minas Gerais nem a mineração nunca mais serão as mesmas após as tragédias de Mariana e Brumadinho, que ceifaram vidas, arrasaram cidades e destruíram o meio ambiente. Desde 2015, projetos de geotecnia e estruturas – sejam elas de qualquer natureza – são (ou deveriam ser) acompanhados mais de perto não apenas pela legislação e órgãos de segurança, mas também por toda a sociedade.
Também neste contexto, a mineira Statum Geotecnia, empresa especializada em serviços de geologia, geotecnia e recursos hídricos, vem cada vez mais se consolidando como referência na área. Tendo a mineração como carro-chefe, está no mercado desde 2016 e atende a grandes clientes de diversas áreas, como de geração e saneamento, por exemplo.
O CEO, André Guimarães, conta que a empresa possui larga experiência na elaboração de projetos, acompanhamento de obras, auditorias e inspeções para estruturas de pequeno, médio e grande portes. E que atua em todas as etapas da atividade minerária, desde a fase de pré-viabilidade do empreendimento até o descomissionamento.
Para isso, é dirigida por profissionais que possuem mais de dez anos de experiência no mercado de geotecnia e com uma equipe criteriosamente selecionada, com sólida formação acadêmica, vasta experiência em suas áreas de atuação e engajados com os propósitos da Statum.
“Há alguns anos vimos a oportunidade de fazer uma engenharia de forma diferente do que havia no mercado. Hoje, toda empresa focada em engenharia geotécnica tem que trabalhar com excelência, principalmente em função das ocorrências com estruturas que tivemos no passado recente. Mas isso também traz uma série de oportunidades e desenvolvimento”, avalia.
Assim, a empresa atua, desde sua fundação, em duas frentes: consultoria em projetos e gestão integrada de dados de estruturas de engenharia.
Como premissa da primeira, busca atender o cliente e suas dores em todas as etapas do processo, com desenvolvimento, definição de estratégias, tipos de estruturas, acompanhamento e evolução. Há também atuações relacionadas a auditorias e legislação para validação de projetos e estudos como forma de minimizar os riscos e/ou surpresas.
Já a segunda se refere a uma plataforma inteligente para a gestão integrada de dados de estruturas de engenharia. Trata-se do Sentnel, ferramenta apresentada formalmente ao mercado nos últimos dias, durante a Exposibram 2022, mas que já é amplamente utilizada por empresas dos mais diversos segmentos para o monitoramento de suas estruturas.
Conheça a ferramenta de geotecnia da Statum
O sistema é capaz de acompanhar barragens, pilhas de rejeitos e estéreis, diques, taludes e cavas, independentemente do tamanho, complexidade ou categoria. E oferece módulos de instrumentação, inspeção por aplicativo, gestão documental, módulo de alerta, planos de ação, relatórios e legislação. Tudo em um único ambiente, seguro e disponível em três idiomas: português, inglês e espanhol.
“Toda estrutura geotécnica passa pelo pressuposto da necessidade de dois tipos de monitoramento: inspeções visuais e por instrumentos, que nos permitem identificar qualquer anormalidade. Nossa plataforma agrupa e subsidia análises a partir dos dados gerados pela instrumentação existente nessas estruturas. São várias informações e a forma de compilar elas é muito importante para a segurança e bom funcionamento”, argumenta.
Ele diz que o Sentnel foi idealizado por uma equipe de experientes engenheiros geotécnicos, que entendem com profundidade os desafios e os objetivos do monitoramento de estruturas de diferentes portes e complexidades.
“Nosso sistema proporciona mais segurança e agilidade nas tomadas de decisões, auxiliando a estrutura corporativa no atendimento às obrigações legais e boas práticas de governanças nacionais e internacionais, como ESG e GISTM”, completa.
Outro diferencial da plataforma é o fácil acesso do usuário às informações por meio de um dashboard. A ferramenta permite ainda visualizar e manipular os dados da estrutura em um ambiente tridimensional.
Statum em números
A empresa já soma + de 400 mil horas trabalhadas, + de 200 projetos realizados, + de 100 profissionais e 27 clientes pelo Brasil.
Ouça a rádio de Minas