Negócios

Stellantis inaugura laboratório de certificação de dummies em Betim

Bonecos antropomórficos serão utilizados nos testes de colisão realizados pela montadora
Stellantis inaugura laboratório de certificação de dummies em Betim
Stellantis aposta em inaugurar laboratório de Certificação de Dummies em Betim | Crédito: Laboratório Dummies / Stellantis / Divulgação

O grupo Stellantis, detentora da marca Fiat, com planta industrial em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) acaba de inaugurar um laboratório de certificação de dummies. O espaço foi implantado no Safety Center, complexo voltado para a segurança veicular do grupo multinacional.

Segundo a montadora, o projeto foi desenvolvido em parceria com uma empresa de tecnologia brasileira especializada em aquisição de dados e equipamentos de testes. O novo laboratório desempenhará um papel fundamental ao realizar testes em cada parte dos bonecos antropomórficos (ATD), conhecidos como dummies. Eles serão utilizados, aliás, para precisão e consistência dos resultados nos testes de colisão e outras simulações de impacto.

O vice-presidente sênior dos Centros Técnicos de Engenharia da Stellantis para a América do Sul, Márcio Tonani, explica que o dummy é um simulador de estruturas do corpo humano e desempenha um papel essencial em testes de colisão.

“Com uma média de 50 sensores estrategicamente posicionados em cada dummy, conseguimos replicar de forma precisa as respostas do corpo humano em diferentes situações de acidente”, conta. “Além disso, os diferentes tipos de dummies, com base em estatísticas globais e características biométricas. Eles permitem simular uma variedade de biotipos e idades, garantindo que os veículos sejam testados para a segurança de todos”, diz.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Aposta em tecnologia de ponta

O laboratório, segundo a Stellantis, vai seguir os protocolos mais modernos e atende a todos os requisitos globais, submetendo os dummies a uma série de testes de impacto e movimentações. Ainda segundo Márcio Tonani, cada dummy é submetido a uma nova certificação em um intervalo máximo de cinco crash tests.

Crédito: Laboratório Dummies / Stellantis / Divulgação

O Safety Center conta com uma área de 7.600 m² e uma pista de 130 metros capaz de realizar testes de impacto de até 4 toneladas. Todo o laboratório foi desenvolvido para realizar testes de impacto frontais, traseiros e laterais contra barreiras rígidas e deformáveis, seguindo padrões internacionais e abrangendo todas as homologações e testes de agências independentes não governamentais. Além disso, serão realizadas provas físicas simulando uma ampla variedade de situações, avaliando a estrutura do veículo, bem como os sistemas de retenção, como cintos de segurança e airbags.

“Antes do laboratório, o processo de certificação dos dummies estava atrelado ao envio dos ‘manequins’ para laboratórios na França e na Itália. No entanto, com o laboratório em Betim, a Stellantis fortalece sua presença na América do Sul e sua capacidade de atender às exigências regulatórias globais sem depender de recursos externos, podendo certificar e testar quantas vezes forem necessárias, garantindo agilidade e autonomia”, afirma o executivo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas