Negócios

Stellantis lança desafio de inovação aberta

Iniciativa propõe desenvolvimento de soluções tecnológicas focadas na experiência do cliente da marca Ram
Stellantis lança desafio de inovação aberta
Empresas participantes do desafio de inovação poderão desenvolver aplicativos para carros conectados, com soluções relevantes | Crédito: Reprodução

O mais novo desafio de inovação aberta da Stellantis com a marca Ram, lançado no último dia 14, visa incentivar o fomento do ecossistema voltado para a mobilidade. A ideia é que as startups desenvolvam soluções inovadoras e tecnológicas por meio da App Store, com foco em produtos e consumidores da marca Ram.

Sob o tema “Desafio Ram: App Store em Carros Conectados”, as startups poderão contribuir com o desenvolvimento de soluções tecnológicas para criar uma experiência diferenciada que conecta consumidores às suas marcas favoritas.

O primeiro evento foi voltado para apresentar aos participantes o conceito da App Store em veículos conectados, uma loja de aplicativos nativos, acessíveis a partir da central multimídia de veículos conectados por meio de uma interface intuitiva, segura e protegida, sem qualquer dependência com smartphone e pacote de dados pessoais.

Agora, a ideia é que as empresas participantes desenvolvam aplicativos para carros conectados, com soluções relevantes para o consumidor da marca Ram, que lançará a funcionalidade no Brasil. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Cerca de 30 startups participaram do primeiro encontro e apresentarão suas soluções na segunda quinzena de janeiro, para que juntas, montadora e marca selecionem quais prosseguirão no programa. De maneira complementar, também foi criado um acesso para que outras empresas também façam suas contribuições.

Esse não é o primeiro projeto da Stellantis que conta com o apoio de startups para acelerar a inovação no setor. A montadora já foi responsável por desenvolver outros desafios que impulsionaram iniciativas já implantadas pela empresa automotiva, como o hub Smart Mobility, o E-mobility, Cart e Flua!.

Além disso, a companhia também atuou como parceira do programa de inovação o Fiemg Lab, o ‘Stellantis Challenge Fiemg Lab’. “A busca por soluções inovadoras é um dos pilares da Stellantis. Por isso, criamos oportunidades como essas, que somam talentos e competências, para fortalecer essa conexão com startups e outras empresas para gerar resultados na indústria”, ressaltou a gerente de Inovação Aberta da Stellantis na América do Sul, Marina Lima.

A marca Ram

Em 2009, a marca Ram foi lançada como uma divisão independente, focada em atender às demandas dos compradores de picapes e em entregar veículos que sejam referência de qualidade. Com uma linha completa, a Ram produz utilitários que dão conta do trabalho pesado e de transportar famílias para onde elas precisam. A Ram é parte do portfólio de marcas oferecidas pela Stellantis.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas